Polícia

Segup reforça combate à criminalidade em Igarapé-Miri

A ação visa prevenir crimes pelos rios e contra o meio ambiente. Foto: Divulgação
A ação visa prevenir crimes pelos rios e contra o meio ambiente. Foto: Divulgação

Ações de policiamento por terra e pelos rios fazem parte da Operação “Euterpe IV”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que atua de forma integrada, com os demais órgãos de segurança, na região do Baixo Tocantins. Iniciada em 26 de agosto, a operação combate a criminalidade na região, em especial, atuando no município de Igarapé-Miri e no entorno, resguardando a segurança dos moradores e comerciantes, e combatendo crimes ambientais.

“A ‘Euterpe’ preconiza a proteção e o combate à criminalidade na região de Igarapé-Miri, onde são registradas ações de grupos criminosos. Nossa atenção é maior ainda no período em que aumenta o transporte de açaí, um dos principais produtos da região. Focamos nossas estratégias nas áreas fluviais, com rondas nos furos que cercam a localidade, a fim de evitar a ação delituosa em prejuízo à população ribeirinha que utiliza os rios para o transporte de açaí e outros produtos, além de fortalecer as ações em torno da PA-151, que corta o município”, destacou o coronel Alexandre Mascarenhas, secretário adjunto de Operações da Segup.

DUAS FRENTES

A “Euterpe” atua em duas frentes, sendo uma embarcada, diretamente na malha hidroviária, com ações preventivas e ostensivas, uma frente terrestre, com reforço no entorno da Rodovia PA-151, que dá acesso aos municípios da região.

Durante a operação já foram apreendidas 11 armas, 82 munições, entorpecentes e 13 motocicletas. Foram efetuadas também quatro prisões em flagrante e cumpridos quatro mandados de prisão, além da apreensão de duas embarcações com madeira de diversas espécies. A operação, que já está em sua quarta fase, prossegue até o próximo dia 5 de setembro (segunda-feira).

Participam da “Euterpe” mais de 50 agentes de segurança das polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além de profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que atua no combate aos crimes ambientais.