A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos do sistema de segurança pública do estado e município, definiu estratégias de monitoramento e policiamento, em Belém, durante o 7 de Setembro. A Segup informou que reuniu com representantes dos dois movimentos que estão à frente das manifestações, para que em comum acordo, definissem o percurso e diretrizes.
De acordo com a Secretaria, o perímetro do percurso será interditado e isolado pelos órgãos de trânsito, garantindo a segurança nos eventos que estarão ocorrendo em paralelo ao desfile militar, para que todos exerçam seu direito à liberdade de expressão.
Além das ações no percurso, Delegacias próximas também receberão reforço, a fim de realizar o atendimento célere de qualquer demanda necessária. Logo no início da manhã, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado, para que os representantes dos órgãos presentes possam monitorar o fluxo de pessoas nas ruas do trajeto e em torno delas, garantindo a celeridade na tomada de decisão e ação diante de qualquer necessidade.
“Teremos três grandes eventos nesse dia, o desfile oficial, assim como as outras duas manifestações que estarão em algumas ruas de Belém. Portanto, a segurança pública do estado vai oferecer todo o aparato necessário para garantir a ordem pública e segurança de todos”, afirmou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Uma das mobilizações iniciará a concentração na Avenida Nazaré esquina da travessa Dr Moraes, em seguida seguirá o trajeto até a Quintino Bocaiuva, seguindo para a Boa Ventura da Silva e encerrará na Visconde de Souza Franco (Doca). Outra manifestação terá sua concentração na Av. Nazaré, em frente ao Colégio Santa Catarina de Sena e seguirá em linha reta até o mercado de São Brás.