Uma carreta que transportava 23,3 toneladas de minério de bauxita avaliada em R$ 77.700,00 foi apreendida neste domingo (04) no posto fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) em Marabá, região sudeste do Pará, próximo ao distrito de Morada Nova, depois de tentar escapar da fiscalização.
O veículo vinha de Barro Alto, em Goiás, e tinha como destino Barcarena, no região Nordeste do Pará, e não parou na unidade fazendária do km 15, em São João do Araguaia. O alerta foi enviado pelos servidores ao posto da unidade da Ponte, onde a carreta foi interceptada.
“Foi apresentada à fiscalização uma nota fiscal da mercadoria e na análise da documentação, verificou-se que a empresa emissora da nota fiscal não tinha inscrição estadual no Pará e também não possuía regime especial para realizar a exportação do produto, o que é obrigatório nesta operação de transporte”, informou o coordenador da unidade de Carajás, fiscal de receitas estaduais Gustavo Bozola.
A mercadoria viajava acompanhada de nota fiscal irregular, com isso foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 32.734,00, referente a ICMS e multa.