SEGURANÇA

Seap faz revista geral em unidades prisionais durante feriado estadual

Ação simultânea foi realizada em todo o Pará para garantir controle e tranquilidade no sistema prisional durante a Adesão do Pará à Independência

Seap faz revista geral em unidades prisionais durante feriado estadual

Pará - Com o objetivo de reforçar os protocolos de segurança e garantir o controle efetivo das unidades penais durante o feriado prolongado da Adesão do Pará à Independência, celebrado nesta sexta-feira (15), o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou nesta manhã a operação Revista Geral em todas as 54 unidades prisionais do estado.

A ação faz parte do planejamento estratégico da Seap para datas comemorativas e períodos sensíveis, em que há reforço na fiscalização e no monitoramento das casas penais. O objetivo é manter a ordem, prevenir ocorrências e garantir a segurança de custodiados e servidores, com reflexo direto no bem-estar da população.

Ação concentrada em Santa Izabel

O início da operação foi concentrado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que reúne 11 unidades, entre elas o Hospital Geral Penitenciário (HGP) e a Unidade de Ressocialização de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS). A operação contou com a participação de equipes especializadas como o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Grupo de Busca e Recaptura (GBR), Núcleo de Operações com Cães (NOC) e policiais penais lotados nas unidades.

A Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), sob coordenação do coronel Odenir Margalho, liderou os trabalhos no local, promovendo também articulação com os gestores das unidades e avaliação da execução dos protocolos operacionais.

“Um ou outro ponto que a gente corrige para manter a linha da eficiência. E nós acreditamos que, nesse sentido, a missão da Seap tem sido trabalhada e conduzida com muita efetividade”, afirmou o coronel Margalho.

Padronização e presença do Estado

A operação foi realizada simultaneamente nas unidades da Região Metropolitana de Belém e em estabelecimentos prisionais do interior do estado. As equipes foram distribuídas para inspeções minuciosas em celas e blocos, com foco na identificação de irregularidades, revisão de rotinas e padronização de condutas.

Segundo Margalho, as avaliações nas unidades — tanto em Santa Izabel quanto em outros municípios — indicam aderência aos padrões estabelecidos pela Seap.

“O objetivo é sempre a análise dos protocolos, verificar se os nossos operadores estão alinhando exatamente conforme as ordens emanadas pela Seap, a fim de que todas as medidas necessárias para a manutenção da segurança prisional sejam estabelecidas como um padrão a ser cumprido sempre”, pontuou o diretor da DAP.
Avaliação positiva da gestão local
O diretor da URRS Santa Izabel, Wallace Pereira Silva, também avaliou positivamente a iniciativa, ressaltando que a presença efetiva do Estado inibe condutas irregulares no ambiente prisional e fortalece o alinhamento entre a gestão das unidades e a direção central da Seap.

“A revista é muito positiva, sem nenhum tipo de material ilícito, nada que venha trazer preocupação para nós. Alinhamos condutas, antecipamos problemas e mostramos aos internos que o Estado está presente”, destacou o gestor.