FAREJADOR IMPLACÁVEL

Quem é Jay Z, o cão que rastreou 424 quilos de drogas no Marajó

Conheça a eficácia da Base Integrada Fluvial Antônio Lemos (BIFAL) no combate ao tráfico de drogas no Marajó.

Essa operação confirma a excelência do Batalhão de Ações com Cães no combate ao tráfico de ilícitos e outros delitos oriundos desse crime.
Essa operação confirma a excelência do Batalhão de Ações com Cães no combate ao tráfico de ilícitos e outros delitos oriundos desse crime.

A Base Integrada Fluvial Antônio Lemos (BIFAL), situada no município de Breves, na Ilha do Marajó, reúne agentes de diversos órgãos de segurança pública do estado, bem como órgãos de fiscalização ambiental e alfandegária, tanto da esfera estadual quanto municipal. A base tem se mostrado estratégica no combate ao tráfico de drogas no território paraense.

Na última quarta-feira (30), em operação realizada por agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), unidade subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME), em conjunto com o Grupamento Fluvial (GFLU), foram apreendidos cerca de 242 kg de entorpecentes em duas ações distintas na BIFAL.

Durante a manhã, no procedimento de averiguação, com o auxílio do cão de faro de narcóticos, Jay Z, os militares notaram uma alteração no comportamento do cão, indicando algo suspeito em torno de um caminhão cegonha que estava em uma embarcação. Após buscas minuciosas, foram encontrados aproximadamente 50 kg de uma substância similar à maconha escondida em um fundo falso no veículo.

O material apreendido e o motorista do caminhão foram encaminhados à Polícia Civil da Base para os devidos procedimentos legais.

Jay Z de novo em ação

Dando continuidade à operação, no turno da tarde, a guarnição do BAC, acompanhada pelo cão Jay Z, realizou uma verificação mais detalhada em uma carreta que estava em outra embarcação. Durante a averiguação, o cão apresentou mudança de comportamento, o que levou à descoberta de 118 pacotes de uma substância similar ao oxi, totalizando 62 kg, e 175 pacotes de outro material análogo à maconha, totalizando 130 kg. No total, foram encontrados 192 kg de entorpecentes na parte interna do veículo.

O material apreendido, juntamente com o comandante do empurrador da balsa, foi encaminhado à Polícia Civil presente na Base para que fossem realizados os procedimentos legais cabíveis.

Essa operação confirma a excelência do Batalhão de Ações com Cães no combate ao tráfico de ilícitos e outros delitos oriundos desse crime. As habilidades de rastreio e localização dos cães policiais da PM, somado aos equipamentos de ponta e treinamentos constantes realizados pelos policiais militares, são cruciais para desarticular organizações criminosas que venham a infligir danos à sociedade.