No início da manhã de quarta-feira (23), as polícias civil e militar montaram uma operação para prender uma quadrilha que estava furtando dendê de uma fazenda, localizada na zona rural do município de Tomé-Açu, região do nordeste paraense. Equipamentos, armas de fogo e munições foram apreendidos.
Policiais civis da Delegacia de Tomé-Açu, policiais militares do 3⁰ Batalhão de Missões Especiais (3⁰ BME), da cidade de Castanhal, com o apoio de policiais militares do 48⁰ Batalhão e de policiais militares da Ronda Tática Metropolitana (ROTAM), de Belém, ainda pela madrugada se deslocaram até o distrito de Quatro Bocas com o objetivo de prender criminosos que estavam furtando dendê de uma fazenda local. Durante as diligências, foram encontradas diversas pessoas bloqueando a estrada da fazenda. As pessoas foram abordadas e durante buscas foram encontrados dois revólveres, um calibre 38 e outro calibre 32, além de munições de diversos calibres. Também foram apreendidas uma pistola e uma espingarda, além de rojões.
Ainda durante as buscas, os policiais apreenderam roupas camufladas, capas de colete balístico, algemas, rádios portáteis e motosserras, além de outros equipamentos. Aproximadamente cinquenta pessoas foram detidas e conduzidas dentro de um ônibus até a Delegacia da cidade de Castanhal, para prestarem esclarecimentos sobre as acusações.
Além do furto, os acusados devem responder pelos crimes de formação de quadrilha ou bando e porte ilegal de armas de fogo e de munições. A operação também contou com o apoio de policiais militares do Batalhão Rural e do Batalhão Rodoviário Estadual.