
Pará e Santarém - Um policial militar da reserva foi morto a tiros e outro homem ficou gravemente ferido em uma emboscada na manhã deste domingo (25), na região do Chapadão, localizada às margens da rodovia Santarém/Curuá-Una, no oeste do Pará.
A vítima fatal foi identificada como sargento Ander Mendes Vieira, reformado da Polícia Militar do Pará. Ele dirigia uma caminhonete Hilux em companhia de outro homem, quando foram atacados a tiros por dois criminosos fortemente armados, no ramal do Divino, comunidade Nova Conquista.
De acordo com relatos de moradores, os criminosos atiraram sem dar chance de reação. Mesmo ferido, o sargento ainda conseguiu conduzir o veículo até sua residência, onde recebeu os primeiros socorros. O SAMU foi acionado, mas o policial não resistiu aos ferimentos. O passageiro foi socorrido em estado grave e levado a uma unidade de saúde.
Registros da violência
A porta do veículo do militar apresentava marcas de rajadas, possivelmente de metralhadora, o que reforça a suspeita de que os autores da emboscada sejam pistoleiros. O crime ocorreu em uma região conhecida por tensões agrárias envolvendo posseiros, agricultores e supostos grupos armados.
A Polícia Científica do Pará, núcleo de Santarém, realizou a perícia no local do crime e fez a remoção do corpo. A Delegacia de Homicídios já iniciou as investigações e deverá ouvir testemunhas para tentar identificar os autores do ataque.
Moradores da comunidade Nova Conquista confirmaram à Polícia Civil que o Chapadão é uma área historicamente marcada por disputas de terra e situações de conflito, o que pode estar diretamente relacionado à motivação do crime.