A Polícia Militar do Pará apreendeu, na tarde desta quinta-feira (11), mais de 20 quilos de entorpecentes durante fiscalização na Base Integrada Fluvial Candirú, no município de Óbidos, oeste do Estado. A ação contou com o apoio da cadela farejadora Isis, do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Por volta das 17h, uma guarnição abordou uma embarcação que havia saído de Manaus (AM) com destino a Belém (PA). Durante a vistoria, Isis localizou substâncias suspeitas escondidas sob os bancos de uma lancha. Ao todo, foram apreendidos 18 tabletes, somando 20,125 kg de drogas — sendo 19,465 kg de material semelhante a skunk e 660 g de crack.
A operação envolveu agentes do Comando de Policiamento Regional I, do 2º Batalhão de Missões Especiais e da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental. A apreensão integra o trabalho de fiscalização de embarcações e combate ao tráfico de drogas na região.
“Os cães passam por rigoroso treinamento para atuar na detecção de entorpecentes, explosivos e até na busca de pessoas”, explicou o tenente-coronel Adriano Raiol, comandante do BAC. Segundo ele, Isis é um dos destaques da corporação, que mantém índices e provas específicas para habilitar os animais no policiamento.
Criado em 1974 como Canil Central da PMPA, o Batalhão de Ações com Cães foi transformado em Companhia Independente em 2001 e elevado a batalhão em 2020. Atualmente, o grupo auxilia em operações em todo o Estado.
Fonte: PMPA