A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II, uma ação nacional de combate a crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A operação tem como objetivo identificar e prender pessoas envolvidas na produção, armazenamento, compartilhamento e comercialização de material de abuso sexual infantojuvenil.
Estão sendo cumpridos 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A ação conta com a participação de 451 policiais federais e 150 policiais civis.
Durante o cumprimento dos mandados, 26 pessoas foram presas em flagrante. A operação dá continuidade ao trabalho iniciado em março com a Operação Nacional Proteção Integral I, reforçando o compromisso da PF com a proteção de crianças e adolescentes contra crimes sexuais.
Combate a Crimes Sexuais
De acordo com a Polícia Federal, 612 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais foram cumpridos entre janeiro e abril de 2025, evidenciando a atuação constante e integrada da instituição no enfrentamento a esse tipo de crime.
A PF também alerta pais e responsáveis para a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes quanto aos riscos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de prevenção a abusos sexuais.
*Fonte: Comunicação – Polícia Federal