A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), cumpriu, nos dias 23 e 24 de julho (quarta e quinta-feira), dois mandados de prisão preventiva contra investigados por sequestro e extorsão qualificada. A operação ocorreu em Belém e também incluiu o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado e contaram com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP). Os suspeitos são apontados como integrantes de uma facção criminosa com atuação na Região Metropolitana de Belém.
De acordo com o delegado Juliano Côrrea, titular da DRCO, um dos presos é investigado por envolvimento direto em um sequestro cometido contra uma profissional da saúde em Belém. O outro seria responsável pelo cargo de “torre” dentro da facção, atuando na coordenação de extorsões contra comerciantes e empresários do bairro da Cremação.
Ambos foram indiciados por extorsão majorada e por participação em organização criminosa. Após a prisão, os dois foram levados para a unidade policial, onde passaram pelos procedimentos legais.
As investigações continuam para apurar o envolvimento de outros suspeitos e desarticular completamente o grupo criminoso.