A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia da Terra Firme, deflagrou, na terça-feira (30), a operação “Iguaçu” contra crimes de extorsão mediante sequestro, roubo e associação criminosa, ocorridos em Belém.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares e a PC cumpriu quatro mandados de prisão preventiva. As investigações tiveram início, após a ocorrência do crime de extorsão mediante sequestro de um empresário, no bairro da Terra Firme, no dia 12 de junho de 2024.
“Nossas operações policiais estão cada vez mais intensificadas com o intuito de coibir e desarticular esses grupos criminosos em Belém e em todo o estado do Pará”, pontuou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil.
Na data do crime, homens armados abordaram e sequestraram um motorista de aplicativo. Utilizando seu veículo, buscaram vítimas nos municípios de Marituba, Ananindeua e Belém. Decidiram, por fim, sequestrar um empresário do bairro Terra Firme e exigir R$ 100 mil, em troca de sua libertação.
Após o pagamento de determinado valor acordado entre o pai da vítima e os sequestradores, o empresário e o motorista de aplicativo foram libertados.
“Através de um trabalho intenso de investigação e diligências, nossas equipes conseguiram identificar o primeiro suspeito e, consequentemente coletar elementos e localizar os envolvidos no crime e hoje efetuamos a prisão”, pontuou o diretor de polícia metropolitana e delegado Daniel Castro.
Foi identificado que todos os presos têm registros criminais, entre os quais, se destacam roubos e homicídios. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e ficarão à disposição da Justiça.