A importância do Disk-100, serviço vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, foi evidenciada mais uma vez em uma ação de combate à violação de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Dessa vez, o serviço foi acionado para apurar denúncias de maus-tratos a crianças na zona ribeirinha do município de Afuá, localizado na Ilha do Marajó, no Pará. A região, de difícil acesso, exigiu a mobilização imediata de equipes especializadas.
O Conselho Tutelar de Afuá recebeu a denúncia via Disk-100, canal disponibilizado para relatar violações de direitos humanos, e encaminhou um ofício à 32ª Companhia Independente de Polícia Militar. O comandante, capitão Gilkedson, determinou que o tenente Medeiros, oficial de dia, liderasse uma equipe embarcada para atender à ocorrência.
A missão, composta por conselheiros tutelares Maian da Silva e Merian Almeida, além da guarnição da Polícia Militar, tinha como objetivo cumprir diligências no rio Jurupari, área rural de Afuá, mais precisamente no povoado Vila Santa Júlia. O intuito era averiguar denúncias de violência doméstica e maus-tratos contra crianças.
No local, foi encontrada a residência indicada nos informes preliminares. Lá, estavam sete crianças, com idades entre um ano e seis meses e treze anos. Durante a abordagem, os conselheiros identificaram que duas das crianças apresentavam cicatrizes na cabeça. Elas relataram ao conselheiro Maian da Silva que o padrasto, identificado como José Maria do Vale Freitas, havia desferido golpes com o cabo de uma vassoura, causando as lesões.
A situação se agravou quando a menor de treze anos, visivelmente nervosa, começou a chorar. A conselheira Merian Almeida foi acionada para prestar apoio emocional, e foi então que a menina revelou que o padrasto já havia tentado abusar sexualmente dela. Ela também afirmou que já havia comunicado a situação à sua genitora, que, no entanto, não tomou providências.
Enquanto a menor era ouvida, a mãe entrou no quarto, e a menina ratificou as acusações na frente dela. Diante das graves denúncias, a guarnição da Polícia Militar realizou uma busca na residência e encontrou uma arma de fogo tipo espingarda, calibre 32, além de quatro munições, sendo que uma delas já havia sido deflagrada. A arma e as munições foram apreendidas imediatamente.
A família, composta por nove pessoas, foi conduzida à sede do município de Afuá. As crianças e a genitora foram encaminhadas ao Conselho Tutelar para receberem o devido apoio psicossocial. Já o suspeito, José Maria do Vale Freitas, foi levado com sua integridade física preservada à Delegacia de Polícia de Afuá, onde os procedimentos legais foram iniciados.