Durante o festival de São João “Parárraiá”, a Polícia Militar vem implementando um plano estratégico a fim de garantir a segurança, a ordem pública e o bem-estar do público. A ação inclui policiamento ostensivo geral, com a mobilização de tropas de diversas unidades da PMPA, em colaboração com outros órgãos de segurança que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), assegurando a integridade das pessoas e do patrimônio.
Nesse contexto, policiais do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), realizaram, na noite desta quinta-feira (13), a prisão de dois homens por tráfico de entorpecentes e uma mulher por tentativa de suborno no bairro do Una, em Belém.
A ação teve início no momento em que o motopatrulhamento efetuava rondas preventivas pelo entorno do Mangueirão, local onde está acontecendo o espetáculo junino. Em um determinado ponto do perímetro, eles avistaram dois indivíduos nas margens da passagem 12 de Julho. Ao notar a presença da equipe, a dupla manifestou fuga de onde estava, porém foi alcançada pelos policiais. Foi realizada busca pessoal, porém nada foi encontrado. Posteriormente, ao ser feita uma consulta no Banco de Dados, constatou-se que ambos tinham passagem por tráfico de drogas.
De acordo com as informações obtidas, foi descoberto que um dos abordados morava em uma vila próxima de onde estavam. A fim de averiguar o local, foi feito deslocamento até lá. Durante uma verificação da área, os militares entraram em uma casa abandonada, onde encontraram vários saquinhos plásticos espalhados pelo chão e um papelote de substância semelhante à maconha, pesando 400 gramas. Além disso, também foram localizados uma faca e um rolo de plástico filme transparente. Nesse momento, chegou ao local a companheira de um dos suspeitos, que arremessou R$ 291,00 na direção dos policiais, tentando dificultar a ação da PM.
A mulher recebeu voz de prisão por desacato e foi conduzida juntamente com a dupla detida e todo o material apreendido para a 5ª Seccional Urbana da Marambaia para a realização dos procedimentos cabíveis.