O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deflagrou, nesta quarta-feira (30), a Operação Belo Monte, que resultou na prisão de Sildo Gomes Júnior, foragido da Justiça de Minas Gerais e condenado por homicídio qualificado. A ação ocorreu na zona rural do município de Senador José Porfírio, no sudoeste paraense.
A operação foi realizada em cooperação com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Governador Valadares, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio do Grupo de Segurança e Inteligência (GSI) do MPPA e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Pará.
Prisão de Sildo Gomes Júnior
Sildo estava foragido desde setembro de 2024 e foi condenado a mais de 17 anos de prisão pelo assassinato de Jair Damasceno Filho, em Aimorés (MG). Durante a abordagem, ele foi flagrado com uma identidade falsa e uma pistola calibre 9 mm municiada.
A prisão foi autorizada pela Vara Única da Comarca de Aimorés, que expediu mandado de prisão e de busca e apreensão. Após a captura, o condenado foi encaminhado para custódia em Altamira, onde aguarda os trâmites para ser transferido de volta a Minas Gerais.