J R Avelar
A 2ª Companhia Independente de Missões Especiais, sob o comando do tenente Leymir, juntamente com o 7° Batalhão da Polícia Militar do Pará em Redenção, no Sul do Pará, desarticularam uma quadrilha especializada que assolava a região, mais precisamente o distrito de Casa de Tábua.
Segundo as informações da Polícia Militar, a quadrilha realizava diversos crimes, dentre eles roubos e furtos de veículos, roubo majorado por emprego de arma de fogo, usando de muita violência e grave ameaça contra suas vítimas, sendo denunciados à Polícia Militar, que realizou a operação.
Na ação, foram recuperados três veículos e uma motocicleta com registros de roubo, além da apreensão de um fuzil Ponto 50, que tem capacidade de atravessar alguns tipos de blindagem e até derrubar aeronaves, além de ser muito utilizado nos assaltos a carros fortes.
Segundo o tenente Leymir, foram apreendidos ainda uma espingarda calibre 12 semiautomática, duas espingardas calibre 20, vasta quantidade de munições, duas bananas de substância explosiva, além de diversos materiais, objetos e produtos provenientes de roubo.
A polícia acredita que a quadrilha estava se organizando para algum grande assalto na região, tendo como alvo carros fortes, agências bancárias e caixas eletrônicos.
Durante a operação, houve confronto com os criminosos, resultando na morte de um suspeito com uma extensa ficha criminal. Com o agressor foi localizado um revólver calibre 38 que foi apresentado na Polícia Civil de Redenção durante o registro da ocorrência.
Essa ação da Polícia Militar, além de descapitalizar o crime organizado, gera resultados preventivos relacionados a crimes como roubo, receptação de cargas e ataques a veículos de transporte de valores e instituições financeiras.