Uma guarnição do 6º Batalhão na viatura 0621 com o sargento Amorim, cabo Pamplona e soldado Barra durante patrulhamento pelo Icuí-Guajará, recebeu a informação por uma empresa de rastreamento de veículos que um carro Fiat Argo Drive Vermelho, que havia sido roubado e receberam a localização em tempo real do veículo.
As diligências continuaram e na avenida Independência, área do 40 Horas foi iniciado um acompanhamento do veículo e foi solicitado apoio de outras guarnições para fazer o cerco no carro em questão, sendo o acompanhamento feito pela avenida Independência, avenida Júlio Cesar, em seguida pela rodovia Arthur Bernardes.
Neste local, o carro Fiat Argo entrou em alta velocidade na contramão e acabou batendo em uma motocicleta que estava sendo conduzida por Rodrigo Pamplona Beltrão, o qual foi socorrido para o Hospital Metropolitano em estado grave e não resistiu aos ferimentos.
Em decorrência deste acidente, o carro foi abordado ainda na avenida Arthur Bernardes iniciando uma intensa negociação que perdurou por mais de duas horas de negociação quando os criminosos resolveram se entregar e libertaram o refém.
Os presos foram identificados como Nelvado dos Santos Cardoso, Marcos Maciel do Vale, Flávio Silveira da Silva e Jeferson Paranhos Brito portador do Infopen 90150 e com eles foram apreendidos um revólver Taurus, com três munições intactas calibre 38, três aparelhos celulares, uma quantia de R$487,00 Reais, um relógio de pulso, dois cordões dourados, uma aliança dourada, uma câmera veicular, uma máquina de cartão e uma carteira porta cédulas.
Os suspeitos após se renderem com a chegada da imprensa foram conduzidos juntamente com os materiais apreendidos para a Seccional Urbana de Icoaraci para procedimentos.
Participaram do cerco em apoio às viaturas 0601 do tenente coronel Lopes, 0101 do tenente coronel Freitas, Rotam Comando acompanhado das barcas 8206, 8207 e 8208.