GRAVE

Morte de criança na UPA de Ananindeua causa revolta e suspeitas de negligência

A criança de apenas 1 ano e 9 meses, morreu após dar entrada na UPA do bairro Icuí, em Ananindeua

A criança de apenas 1 ano e 9 meses, morreu após dar entrada na UPA do bairro Icuí, em Ananindeua
A criança de apenas 1 ano e 9 meses, morreu após dar entrada na UPA do bairro Icuí, em Ananindeua

A pequena Elisa Sophia Gabriele Silva Santos, de apenas 1 ano e 9 meses, faleceu após receber atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Icuí, em Ananindeua (PA). A criança, que apresentava sintomas de vômito e diarreia, foi levada à unidade na última quarta-feira (2), mas recebeu apenas soro e foi liberada.

Na manhã de quinta-feira (3), Elisa voltou a sentir dores e retornou à UPA, onde novamente foi medicada e dispensada. No entanto, no início da noite, por volta das 18h, a família recebeu a trágica notícia do falecimento da menina. Segundo relatos dos familiares, a criança já chegou à unidade de saúde com o corpo arroxeado.

O pai da menina afirmou que Elisa apresentou um quadro de dor ainda dentro da UPA e acredita que esse tenha sido um indicativo de sua piora. A mãe relatou que a filha não reagia nem se alimentava, estando apenas com sintomas gastrointestinais. Além disso, ela foi impedida de acompanhar a criança durante o atendimento médico. Até o momento, a família não recebeu uma explicação oficial sobre a causa do óbito.

A equipe médica acionou a Polícia Militar antes de informar os familiares sobre a morte. O caso gerou indignação na comunidade, que denuncia a falta de medicamentos e profissionais na unidade de saúde. Populares e familiares exigem esclarecimentos e providências diante do que consideram negligência médica.

A equipe de reportagem da RBATV esteve no local em busca de esclarecimentos, mas não obteve retorno dos responsáveis pela UPA. O caso segue gerando repercussão e aumentando a cobrança por melhorias no atendimento da unidade.