FLAGRANTES

'Maria da Penha' manda 9 suspeitos para a cadeia no Marajó

Flagrantes de violência doméstica resultam em prisões no Marajó Ocidental. Saiba mais sobre as ações da Polícia Militar e Polícia Civil

Em três dias, nove homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar em cidades do Marajó
Em três dias, nove homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar em cidades do Marajó

Em três dias, nove homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar pelo crime de violência doméstica no âmbito familiar nos municípios de Breves, Melgaço, Bagre, Portel e Afuá, no Marajó Ocidental. As informações são do coronel Márcio Abud, comandante do CPR XII do Marajó Ocidental, cujas equipes enviaram relatórios dos flagrantes feitos pela Polícia Civil nesses municípios.

No município de Portel, a equipe da 22ª CIPM, sob o comando do capitão Gilkedson, foi acionada por uma adolescente que informou que sua residência havia sido invadida pelo seu ex-companheiro, Fransergio Duarte da Silva, o qual passou a ameaçá-la de morte. Após diligências, a guarnição conseguiu capturar o suspeito e realizar sua prisão.

As partes foram encaminhadas para a delegacia de Portel para os procedimentos legais. A vítima, menor de 16 anos, apresentava limitações cognitivas, mal conseguindo dizer seu nome e idade; além disso, não possuía familiares na cidade, sendo acionado o Conselho Tutelar para acompanhar o caso.

Em Breves, mais prisões

Na cidade de Breves, uma guarnição comandada pelo tenente Tavares, do 9º Batalhão, apresentou Gleyson Rodrigues da Silva, denunciado por ameaçar de morte sua ex-companheira. Ele foi encontrado na passagem do Lixão e preso em flagrante.

A mesma guarnição de Breves foi novamente acionada sobre uma ocorrência de violência doméstica na Avenida Melgaço. No local, uma moradora informou que Paulo José de Souza Gomes estava agredindo e ameaçando de morte sua companheira, Juliana Silva, além de ameaçar verbalmente sua mãe, Maria do Socorro Ferreira de Souza.

Após as ameaças, elas deixaram o local temendo por suas vidas, e o suspeito foi preso e apresentado, juntamente com a testemunha, na delegacia de Breves para responder pela Lei Maria da Penha.

Ainda em Breves, a equipe do tenente Juvenilson foi informada de que, nos altos de uma loja, um homem estava agredindo sua companheira. A guarnição se deslocou até o endereço, onde constatou a situação e encontrou o suspeito com uma arma branca, visivelmente alterado devido ao uso de álcool.

No Jardim Tropical, a equipe do tenente Juvenilson foi acionada por uma mulher que comunicou estar sendo ameaçada pelo seu filho com uma faca, e que ele estava visivelmente embriagado. A guarnição foi até a residência da vítima, onde confirmou a veracidade dos fatos, prendendo o filho, Paulo Soares da Costa, que ainda tentava resistir à prisão.

Horas depois, um novo chamado foi recebido no centro de Breves, onde uma mulher alegou ter sido vítima de violência doméstica ocorrida na Casa Show “Crescencio”. O autor, Ednei Silva de Melo, foi preso por lesão corporal, uma vez que a vítima precisou de atendimento na UPA de Breves.

Agressor preso após ameaçar mulher em Melgaço

No município de Melgaço, uma equipe do 78º Pelotão Policial Destacado apresentou à Polícia Civil Eliziário Brilhante Furtado Neto por ameaçar de morte uma mulher. A guarnição constatou a situação e, após um cerco, conseguiu efetuar a prisão do agressor.

Na cidade de Bagre, uma equipe do 83º Pelotão Policial Destacado foi acionada por populares para uma suposta situação de violência doméstica. A vítima foi localizada e informou que estava sendo agredida pelo seu marido, Esmeraldo Santana Ferreira, que foi autuado na delegacia de Bagre pelo crime cometido.

Na cidade de Afuá, uma guarnição da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Sexta Rua do Lixão, no bairro Capim Marinho. De acordo com a denúncia, o agressor, identificado como Eduardo Almeida da Costa, estava na posse de uma faca e ameaçava tirar a vida de sua esposa e, em seguida, cometer suicídio.

Imediatamente, a equipe policial se deslocou até o endereço informado, onde encontrou o suspeito em sua residência. A vítima relatou que seu marido estava consumindo bebida alcoólica e, durante esse momento, tornou-se agressivo, proferindo ameaças de morte contra ela. Além de ameaçar a vítima, o suspeito utilizou a faca para cortar os pneus da bicicleta de sua enteada, evidenciando sua conduta agressiva. Eduardo Almeida da Costa foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Afuá para responder pela situação.