A tarde do feriado da Adesão do Pará à Independência foi marcada por violência no Conjunto Maguari, em Belém. Um investigador da Polícia Civil foi baleado durante uma tentativa de assalto nesta sexta-feira (15).
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 14h, a viatura 2426 do 24º BPM foi acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) para verificar a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram uma aglomeração em frente a uma loja de conveniência, onde o policial estava no momento do crime.
Segundo a proprietária do estabelecimento, o investigador Adalberto Costa Almeida, lotado na cidade de Paragominas, estava sentado com amigos quando dois suspeitos chegaram em uma motocicleta branca e anunciaram o assalto. Armado, o policial tentou reagir e entrou em luta corporal com um dos assaltantes, mas acabou baleado nas costas, próximo ao pescoço. Os criminosos levaram um cordão de ouro e a arma pessoal do investigador, uma pistola Glock calibre 9 mm.
Durante a fuga, os suspeitos deixaram cair um carregador com 16 munições intactas e uma deflagrada. O policial foi socorrido pela esposa e por amigos até o Pronto Socorro do Bengui, e depois transferido para o Pronto Socorro da rodovia Augusto Montenegro. Após estabilização, ele foi encaminhado para um hospital particular. Seu estado de saúde é considerado estável.
Força-tarefa e Investigações
Uma força-tarefa, formada por equipes da Polícia Militar e da Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos, foi mobilizada rapidamente. Imagens de câmeras de segurança teriam identificado o autor do disparo. Dezenas de viaturas cercaram uma área no Tenoné, apontada como esconderijo de criminosos. A captura dos suspeitos é tratada como prioridade, dentro do prazo de flagrante.