Polícia

Internado no Pará adolescente que participou de ataque armado em São Paulo

Foto: PCPA/divulgação
Foto: PCPA/divulgação

A Polícia Civil do Pará cumpriu um mandado de internação provisória, nesta quinta-feira (18), em Oriximiná. O adolescente, de 15 anos, teve participação em um ataque armado contra uma escola estadual da capital de São Paulo.

A ação ocorrida no dia 13 de dezembro de 2023, resultou na morte de uma aluna. A investigação foi realizada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV/DECC), em parceria com o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP).

Os envolvidos foram identificados e diálogos em plataformas de mensagem que continham o planejamento do ataque à escola foram descobertos. Em dezembro de 2023, o aparelho celular do adolescente foi apreendido pela Delegacia de Oriximiná para análise e extração de conteúdo em cumprimento de uma Ordem Judicial.

Outros atos análogos a crimes foram identificados, como armazenamento de pornografia infantil, indução a automutilação e veiculação de símbolos de ódio, dentre eles, divulgação do nazismo.

A equipe cumpriu o mandado de internação provisória, sendo agora efetuados os procedimentos legais necessários.