Belém e Pará - Um homem foi preso em flagrante após ser flagrado descartando lixo de forma irregular no canal do Tucunduba, em Belém. A ação ocorreu durante uma operação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (14), voltada ao combate de práticas que prejudicam o meio ambiente e o sistema de drenagem urbana.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Guarda Municipal de Belém (GMB), o homem foi surpreendido despejando resíduos diretamente no canal, o que configura crime ambiental. Ele foi conduzido à Seccional da Sacramenta, onde o caso foi registrado.
A Prefeitura de Belém reforça que o descarte irregular de lixo em vias públicas, canais ou áreas verdes é proibido e pode resultar em prisão e multa. A prática agrava problemas como alagamentos e proliferação de doenças.
A Sesan e a GMB informaram ainda que as ações de fiscalização serão intensificadas nos próximos dias, com o objetivo de coibir o despejo irregular e incentivar a população a fazer o descarte correto dos resíduos.