
Um homem morreu após ser baleado durante uma intervenção policial na noite desta quinta-feira (1º), na Travessa Humaitá com a Avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco, em Belém.
De acordo com o registro oficial repassado ao Centro Integrado de Operações, uma guarnição da viatura 110, em patrulhamento pela área, foi acionada pelo proprietário de um estabelecimento comercial, que relatou que um suspeito tentava forçar a entrada no local, ameaçando funcionários e clientes.
A guarnição localizou o homem nas proximidades e tentou estabelecer contato verbal, mas ele se recusou a cooperar. Ao desembarcar da viatura, os policiais tentaram novamente dialogar, mas o indivíduo reagiu de forma agressiva, armado com um pedaço de pau.
O suspeito partiu para cima dos policiais, desferindo golpes contra um dos agentes, caracterizando agressão. Diante da situação, um tiro de advertência foi disparado ao chão, sem efeito. O homem continuou atacando os policiais com pauladas e, em seguida, tentou sacar uma faca de uma sacola.
Considerando a iminente ameaça à vida dos agentes e a ineficácia de medidas menos letais, dois disparos foram efetuados, neutralizando o agressor. A guarnição acionou imediatamente o serviço de emergência, mas o homem — supostamente em situação de rua — não resistiu e veio a óbito no local.
Detalhes da Ocorrência e Investigação
Uma equipe de remoção foi acionada e compareceu ao local, acompanhada por policiais civis da Delegacia de Homicídios e pela perita Virginia Paiva, da Polícia Científica do Pará. O local foi isolado para perícia, e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Moradores relataram que, uma semana antes, o mesmo homem havia se envolvido em uma confusão na porta de uma academia na mesma região, fato registrado por câmeras de segurança.