Polícia

Guarda municipal e dois suspeitos são mortos a tiros na Condor

O guarda foi alvo de atentado outras vezes e acabou morto a tiros nesta quinta, 28
O guarda foi alvo de atentado outras vezes e acabou morto a tiros nesta quinta, 28

JR Avelar

O guarda municipal de Belém Antônio Soares Góes, de 55 anos, foi executado na frente de sua residência na manhã desta quinta-feira (28) na passagem São Cristovão, entre as passagens Alvino e Bernardo Sayão, no bairro da Condor, em Belém, por dois criminosos que acabaram, na fuga, trombando com uma viatura da Polícia Militar houve troca de tiros e evoluíram a óbito.

Lotado em um box da Guarda Municipal de Belém na praça Princesa Isabel, a poucas quadras de onde morava, o guarda municipal Soares, como era conhecido entre os colegas, estava ‘decretado’ por uma facção criminosa que atua na localidade do Curuçambaba e Guajará nos limites dos municípios de Bujaru com Acará.

Ele já tinha escapado de pelo menos dois atentados nesta localidade onde tinha uma pequena propriedade em um terreno onde moram seus pais. Depois que souberam que o dono era um guarda municipal, os traficantes que atuam na área chefiados por um foragido do Estado do Rio de Janeiro, passaram a intimidar o guarda municipal.

Sem conseguir seu intento, os faccionados atentaram contra a vida do mesmo no início do ano, preparando uma emboscada em uma ramal de estrada que resultou em intensa troca de tiros de dois dos faccionados alvejados sendo que um deles se tratou por lá mesmo e o segundo foi atendido no hospital Metropolitano em Ananindeua.

Há três dias a Polícia Militar do Acará conseguiu prender três do bando portando drogas e isso acabou por decretar de vez a eliminação do guarda municipal. De acordo com informações, os faccionados conseguiram a localização da residência do guarda e passaram a monitorá-lo.

Na residência funciona uma venda de açaí sendo que na hora do crime Antônio Soares Góes estava no local uma passagem estreita e sem visão da rua quando foi surpreendido por dois homens armados que passaram a disparar contra o mesmo e em seguida saíram correndo.

O que eles não contavam era com a passagem de uma viatura da Polícia Militar que ao perceber dois homens correndo com armas em punho, deram voz de prisão sendo recebidos a bala, havendo o confronto e os dois que não tiveram os nomes confirmados acabaram alvejados.

 

O crime

De acordo com testemunhas, desde cedo uma mulher suspeita foi vista manuseando um aparelho celular na rua andando de uma lado para o outro. Logo depois que o guarda municipal apareceu na venda de açaí vindo do interior da casa, a mesma mulher foi vista em uma ligação.

Minutos depois três homens em uma motocicleta chegaram. Antônio Soares desconfiado tentou entrar na casa, mas foi surpreendido pela ação dos criminosos que invadiram o local e atiraram no abdômen e na cabeça do policial que morreu no local.

Na sequência, a mulher e o terceiro suspeito saíram correndo rumo a avenida Bernardo Sayão enquanto os assassinos quando saiam da casa, se depararam com uma viatura do 20º Batalhão da Polícia Militar. Eles fugiram e por não conhecer a área entraram em um beco sem saída onde acabaram trocando tiros com uma guarnição.

Eles ainda foram socorridos para a UPA da Terra Firme onde evoluíram a óbito e não tiveram as identidades confirmadas. Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos assumiu o caso para identificar o casal que fugiu.