O suspeito Gabriel Júnior Ferreira Pereira, conhecido como “Gabriel Pensativo”, foi preso após trocar tiros com a Polícia Militar durante uma operação no garimpo Cuiu-Cuiu, zona rural de Itaituba, no sudoeste do Pará. A região é de difícil acesso e conhecida pela presença de criminosos armados.
Segundo relatório apresentado pelo coronel Márcio Abud, comandante do CPR X, a ação ocorreu durante a noite, após denúncias de que um homem identificado como “Júnior” estaria hospedado em um hotel da comunidade, vendendo drogas e ameaçando moradores com uma arma de fogo. O suspeito era considerado de alta periculosidade.
Os policiais montaram um cerco ao local, com duas equipes posicionadas na frente e nos fundos do hotel. Ao perceber a chegada da guarnição, o suspeito tentou fugir pelos fundos, mas se deparou com os outros militares. Sem alternativa de fuga, sacou uma arma de fogo, momento em que os policiais reagiram e atingiram o homem de raspão, obrigando-o a soltar o revólver. Mesmo ferido, ele tentou continuar a fuga, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo.
Durante a revista pessoal, foram encontrados seis papelotes de crack, 42 gramas da droga em duas embalagens plásticas, 16 gramas de cocaína, R$ 315 em espécie e um revólver calibre .38 com uma munição intacta e outra deflagrada.
O suspeito recebeu atendimento médico no posto de saúde da comunidade e, em seguida, foi transferido para o distrito de Moraes Almeida, onde foi novamente atendido e depois encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Na delegacia, a polícia confirmou que Gabriel “Pensativo” já respondia a dois processos por tráfico de drogas, registrados nos anos de 2019 e 2020, mas estava em liberdade.
Editado por Clayton Matos