Tucuruí - Uma força-tarefa da Polícia Civil do Estado do Pará, através da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Antissequestro, vinculada à DRCO, em ação integrada com unidades policiais do NAI Tucuruí, Superintendência da 9ª Região, 15ª Seccional de Tucuruí, Delegacias de Homicídios de Tucuruí e de Breu Branco, deu continuidade à operação “Senhor das Armas”, cumprindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra dois alvos na cidade de Tucuruí.
O primeiro, identificado como Ian Matheus Gomes e Souza da Silva, conhecido como “MT”, teve sua prisão preventiva cumprida juntamente com a de Jodeilson Miranda dos Remédios, conhecido como “Neguinho Cachoeira”. Jodeilson já fazia parte da população carcerária estadual, devido a outros mandados prisionais.
Conforme apurado pela investigação, os dois alvos presos fazem parte de uma associação criminosa armada que estava planejando ataques a carros-fortes na região de Tucuruí, com data prevista para 30/03/2023.
A prisão dos dois ocorreu em decorrência de uma ação criminosa registrada em março de 2023. Na ocasião, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para verificar a situação de uma caminhonete Chevrolet S10, com registro de roubo e furto, que estaria escondida em uma residência na Rua São Paulo, bairro Palmares II, em Tucuruí.
Ao chegar ao local, os policiais foram informados de que o veículo estava no interior da residência. A guarnição confirmou a presença do veículo ao visualizar o local pelas frestas da casa. Quatro indivíduos que estavam no interior da residência fugiram ao perceberem a chegada dos policiais, evadindo-se pelos fundos do imóvel.
Durante a inspeção da residência, foram encontrados armamentos de alto calibre, incluindo fuzis Ponto 50, AK-47, munições de alto calibre, balaclavas, explosivos, alimentos e outros materiais relacionados a atividades ilícitas.
No local também foram encontradas documentações de alguns envolvidos, entre elas, o documento de Jodeilson Miranda dos Remédios, o “Neguinho Cachoeira”. Ian Matheus Gomes e Souza da Silva, o “MT”, foi identificado como um dos suspeitos de atuar no esquema financeiro do grupo criminoso e possivelmente como fornecedor de armamentos.
Segundo a Polícia Civil, Ian Matheus já possui passagens pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Jodeilson Miranda tem passagens por tráfico de drogas nos estados do Pará e Maranhão.
O delegado Fausto Bulcão, diretor da DRCO, informou que esta é mais uma fase da operação “Senhor das Armas”, que foi deflagrada na semana passada. Na ocasião, três criminosos foram presos preventivamente, incluindo Dennys Correa Costa, o “Morrodia”, apontado como importante liderança e especialista no planejamento e prática de crimes violentos, como o “Domínio de Cidades” e o “Novo Cangaço”. Dennys morreu em confronto com a Polícia Civil.
Além disso, durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que Dennys era responsável pela fabricação de fuzis calibre Ponto 50 e pela comercialização desses armamentos com criminosos do Pará e de outros estados.