APREENSÃO

Em Castanhal, PM detém suspeitos de incendiar carros de empresas de internet

O último incêndio de veículo ocorreu no final de semana último, na área do bairro Jaderlândia.

Após registros de incêndios contra carros de empresas de internet, na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense, a Polícia Militar montou uma mega operação e deteve cinco pessoas suspeitas de estarem envolvidas nas ações criminosas, orquestradas por uma facção. Drogas, arma de fogo, munições e combustível foram apreedidos. Até uma farda da PM foi encontrada com um dos acusados. Objetos furtados também foram recuperados.

O último incêndio de veículo ocorreu no final de semana último, na área do bairro Jaderlândia. Além dos incêndios, os criminosos cortavam fios e retiravam de postes as caixas de internet, causando um prejuízo enorme aos empresários e deixando as comunidades desconectadas. Segundo a PM, os ataques eram praticados por membros de uma facção criminosa que cobra a “taxa do crime” para que os serviços possam fluir normalmente no Jaderlândia e nos bairros vizinhos. Pequenos comerciantes também são extorquidos e quando não dão dinheiro ao bando, sofrem ameaças e assaltos.

Após diversos registros e reclamações, a Polícia Militar, por meio do 5⁰ Batalhão, resolveu montar uma mega operação para localizar os faccionados e, na quarta-feira (26), foi deflagrada mais uma fase da operação “Jaderlândia Seguro”. Logo de início, três suspeitos foram detidos com um galão de combustível (gasolina), além de 28 pedras de óxi e 2 porções de cocaína. Uma bicicleta, usada por um dos criminosos no último incêndio, foi encontrada. Um dos abordados quebrou o próprio aparelho celular, para que os policiais não tivessem acesso às mensagens, possivelmente relacionadas aos ataques. No conjunto Girassol, também no Jaderlândia, os militares detiveram um casal. Na residência deles, os agentes encontraram 3 caixas de internet, as quais tinham sido retiradas dos postes, 1 porção grande de cocaína, 2 porções pequenas da mesma substância, 11 porções de maconha, 1 espingarda calibre 36, 2 cartuchos do mesmo calibre e até uma farda camuflada da PM.

Os detidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil da cidade e serão investigados pelos crimes de tráfico de drogas, incêndio criminoso, dano ao patrimônio privado, porte ilegal de arma de fogo e de munições, associação criminosa, coação, ameaça e extorsão. O Governador do estado do Pará, Helder Barbalho, usou sua rede social para parabenizar a atuação da PM em Castanhal. “Mais uma ação bem-sucedida das Forças de Segurança Pública do Pará contra as facções criminosas. Parabéns aos PMs envolvidos na missão. A PM vai seguir combatendo o crime em todo o estado”, escreveu Helder, autoridade maior do Pará.