A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta semana, a Operação Ação e Reação para esclarecer o homicídio qualificado de Isaque Nilton de Carvalho Pereira, ocorrido em março deste ano em um posto de combustível de Abaetetuba, no nordeste do Estado.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Homicídios de Abaetetuba, com apoio da Superintendência Regional do Baixo Tocantins e da Delegacia de Polícia de Cametá.
As investigações apontaram que o crime foi premeditado e teve motivação pessoal, levando à identificação do agente público Josimar Rodrigues Alcantara como principal suspeito. De acordo com a Polícia Civil, desavenças anteriores entre o investigado e a vítima teriam motivado o crime. Josimar acreditava que Isaque Nilton influenciava negativamente seu filho, que atuava como guarda municipal.
Durante a operação, equipes da Polícia Civil de Cametá cumpriram mandado de prisão temporária na Feira Municipal, onde o suspeito foi localizado e preso sem resistência. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola calibre 380 municiada e um iPhone 13. A ação foi acompanhada por um inspetor da Guarda Civil Municipal.
Simultaneamente, em Abaetetuba, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, localizada no ramal do Castanhal II. No local, os policiais encontraram carregadores, munições e documentos diversos.
Segundo a corporação, a munição apreendida na cena do crime é do mesmo calibre da arma registrada em nome de Josimar Rodrigues Alcantara. Além disso, testemunhas relataram características físicas e técnicas de manuseio de arma compatíveis com o treinamento do suspeito.
A Polícia Civil de Abaetetuba segue com as diligências para a completa elucidação do caso e responsabilização de todos os envolvidos. Josimar Rodrigues Alcantara foi preso e está em processo de transferência para a Polícia Penal.
Editado por Clayton Matos