
Cametá e Pará - Policiais militares do 32º Batalhão de Cametá, sob o comando do tenente-coronel Sales e do capitão Valino, e subordinados ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), liderado pelo coronel Mauricio, realizaram uma operação que resultou na neutralização de três membros de uma organização criminosa na região do baixo Tocantins, em Cametá.
A ação aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira (25), no rio Mendaruçu do Meio, zona ribeirinha do município. A operação foi desencadeada a partir de denúncias e levantamentos do serviço de inteligência do 32º BPM, que indicavam a presença de um grupo criminoso armado, responsável por ameaças, extorsões, roubos na modalidade pirataria, porte ilegal de armas e tráfico de drogas, aterrorizando a comunidade local.
Entre as armas utilizadas pelo grupo estavam uma micro Galil calibre ponto 30, espingardas de grosso calibre, pistolas e revólveres. O líder da quadrilha foi identificado como Renato Sousa Ribeiro, conhecido como “Renatinho do Mendaruçu”. Ele atuava junto com sua esposa, Marluce Valente Moraes, foragida do sistema prisional.
Por volta da 1h, os policiais partiram em duas embarcações tipo lancha rumo ao local denunciado. Ao desembarcar e cercar a área, os criminosos reagiram com disparos de armas de grosso calibre, tentando fugir para a mata. A equipe policial revidou a agressão e, após o confronto, três criminosos foram neutralizados, enquanto dois conseguiram fugir levando uma micro Galil ponto 30 e uma pistola calibre 9mm. Estes dois foragidos foram identificados como “Renatinho” e sua esposa Marluce, que possui mandado de prisão em aberto.
Os feridos foram socorridos ao hospital regional de Cametá, onde foram confirmados os óbitos. Dois deles foram identificados pelos documentos encontrados: Tiago Valente Moraes e Felipe José Sousa Estumano. O terceiro ainda não foi identificado.
No local da operação, a polícia realizou uma varredura e apreendeu armas, munições, rádios comunicadores, drogas, celulares e dinheiro. A incursão na mata para capturar os fugitivos não teve sucesso.
Materiais apreendidos:
- 2 espingardas calibre 12 (com 11 munições intactas e 3 deflagradas)
- 1 revólver Taurus (com 3 munições intactas e 2 deflagradas)
- 13 munições calibre ponto 30
- 29 munições calibre 9mm
- 2 rádios comunicadores
- Drogas, celulares e dinheiro
A Polícia Militar segue em diligências para capturar os fugitivos e manter a segurança na região.