Polícia

Cidade sitiada, agências no chão: o que se sabe sobre a noite de terror em Garrafão do Norte

Bandidos detonaram duas agências bancárias da cidade. Foto: Divulgação
Bandidos detonaram duas agências bancárias da cidade. Foto: Divulgação

JR Avelar

Pânico e terror para os moradores da cidade de Garrafão do Norte com pouco mais de 26 mil habitantes dos quais 9 mil na cidade na madrugada desta quarta-feira (30) depois que uma quadrilha armada tomou conta da cidade, sitiando as polícias civil e militar e explodindo duas agências bancárias.

O tipo de ação é conhecido como “novo cangaço”, crime em que um bando armado realiza diversas ações criminosas quase de modo simultâneo atacando as forças de segurança do Estado e fazendo moradores como escudos humanos para explodir as agências bancárias e depois fugir.

O Centro Integrado de Operações em Belém recebeu o SOS por volta das 2h30 desta quarta-feira (30) depois que o superior de dia da Polícia Militar entrou em contato com o órgão comunicando que a cidade de Garrafão do Norte estava sendo atacada violentamente com os bancos desta localidade sendo assaltados por criminosos no estilo “Novo Cangaço ou Vapor”.

Houve um contato de imediato com o 51º Pelotão Policial Destacado da cidade de Garrafão do Norte, que confirmou que estavam sendo atacados a tiros estando encurralados pelo bando na Unidade Integrada Pará Paz de Garrafão do Norte.

Segundo as informações, no momento do contato foi possível ouvir por alguns minutos vários tiros sendo desferidos pelos assaltantes.

Os bandidos abrigam fogo contra a polícia. Foto: Divulgação

A ação teria começado logo depois das 2h quando pelo menos três carros chegaram à cidade se dividindo entre o local onde ficam os policiais civis e militares enquanto parte do bando fazia reféns para chegar até as agências do Banpará e Caixa Econômica, alvos dos bandidos.

No final da ação, após sucessivas explosões, o bando conseguiu fugir levando pessoas reféns que foram liberadas em uma estrada vicinal. O reforço de cidades vizinhas comeou a chegar uma hora depois, começando as incursões em busca da quadrilha.

Ainda pela madrugada, moradores registraram os rastros de destruição deixados nas agências bancárias, totalmente destruídas pelas explosões. Nas ruas, foram recolhidas centenas de cartuchos de fuzil, metralhadora, escopeta e pistolas automáticas além de centenas de “miguelitos” jogados ao longo da rodovia para impedir a chegada de reforço das forças de segurança do Estado.

Pelo menos quatro viaturas das polícias civil e militar foram atingidas por tiros de fuzis e metralhadoras, além de vários carros de policiais que estavam estacionados em frente à delegacia. Janelas e portas da delegacia foram destruídas com tiros também.

QUADRILHA TINHA ATÉ 10 CRIMINOSOS

As agências bancárias ficam na rua 7 de setembro no centro de Garrafão do Norte e das duas apenas a do Banpará tinha um segurança que acabou poupado pelos bandidos durante a ação. O delegado Hennison Jacó informou que a quadrilha era composta de oito a dez criminosos, cujos veículos foram queimados em uma ponte do município.

Logo no início da manhã, o governador do Pará, Helder Barbalho, informou em suas redes sociais que uma operação integrada das Forças de Segurança do Estado já estava em busca do bando responsável pelos crimes. Ainda segundo Helder, “todo reforço necessário das forças de segurança já foi enviado para o local, inclusive o esquadrão antibombas da Polícia Militar”. Uma equipe da delegacia de Repressão a Roubo a Banco e Antissequestro no raiar do dia já estava em Garrafão do Norte investigando o paradeiro dos assaltantes.

As agências bancárias ficam na rua 7 de setembro no centro de Garrafão do Norte e das duas apenas a do Banpará tinha um segurança que acabou poupado pelos bandidos durante a ação. Foto: Divulgação

As buscas seguem entre os municípios de Garrafão do Norte, Capitão Poço. Cachoeira do Piriá e Nova Esperança do Piriá uma vez que há informações que o bando estaria escondido em uma grande área de mata. Um helicóptero do Graesp se juntou as buscas com homens da delegacia de Repressão a Roubo a Banco e Antissequestro, Core, Bope, Rotam e Grupamento Tático Operacional

A Prefeitura Municipal de Garrafão do Norte em nota informou que o município viveu momentos de terror na madrugada desta quarta-feira (30) quando assaltantes armados explodiram e saquearam as duas agências bancárias da cidade.

SEM DANOS

A Prefeitura informou que não houve danos aos prédios públicos da cidade vinculados ao Governo Municipal e que está trabalhando em contato com as instituições financeiras para que o pagamento dos servidores públicos não seja prejudicado, além de apoiar as ações das equipes de segurança do Estado.

Há quatro meses o Estado do Pará não registrava o crime de “novo cangaço ou vapor”. A última ação do bando foi na cidade de Ipixuna do Pará no dia 29 de julho deste ano.