Óbidos - O Governo do Pará tem realizado inúmeras ações e investimentos para combater o transporte, a comercialização e o consumo de drogas ilícitas em todo o território estadual. A Base Fluvial ‘Candiru’, instalada no estreito de Óbidos, no Baixo Amazonas, reúne agentes de diversos órgãos da segurança pública, entre eles a Corporação da Polícia Militar do Pará, que atua com policiais de diferentes unidades, além de cães de faro do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
O BAC tem como principal atribuição o emprego de cães em atividades como a localização de armas de fogo e explosivos, intervenções táticas em ocorrências e patrulhamento ostensivo, além da localização de entorpecentes.
E foi um cão de faro dessa unidade policial que nesta quinta-feira (09), juntamente com guarnições do 2º Batalhão de Missões Especiais (BME), , do 3º Batalhão de Polícia Militar, do 35º BPM, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental e agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, realizaram a abordagem de uma embarcação que transportava 22 tabletes de substância análoga ao skunk, pesando aproximadamente 23 kg, com destino à capital paraense. Durante a abordagem à embarcação proveniente de Manaus, capital do Amazonas, os militares e o cão de faro (Ísis) localizaram a droga dentro de uma centrífuga, no setor de cargas.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança pública e defesa social (SEGUP), a apreensão representa um prejuízo de aproximadamente R$ 1.610.000,00 (um milhão seiscentos e dez mil reais) para o tráfico. Devido à falta de evidências, não foi possível identificar o responsável pela carga.