Na tarde desta terça-feira (26), uma ação integrada da Base Fluvial Antônio Lemos, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), resultou na apreensão de 100 tabletes de skunk, totalizando 109,9 quilos. A droga estava sendo transportada na embarcação F/B Anna Karoline VII, que seguia de Manaus (AM) com destino a Belém.
A fiscalização ocorreu durante abordagem à embarcação, quando navegava pelo Rio Tajapuru, em frente ao distrito de Antônio Lemos, zona rural de Breves, no Arquipélago do Marajó. O cão farejador “Bleck”, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, sinalizou a presença de entorpecentes no porão da embarcação.
A equipe policial localizou caixas de papelão contendo quatro bebedouros, onde os tabletes de drogas estavam escondidos. Todo o material ilícito foi retirado e levado à Base Fluvial para os procedimentos cabíveis. Em seguida, será encaminhado à Delegacia de Breves, de onde seguirá para perícia.
Segurança reforçada no Marajó
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que a operação reafirma a importância da fiscalização permanente no combate ao tráfico de drogas.
“A apreensão de mais de 100 quilos de drogas hoje pela Base Fluvial Antônio Lemos demonstra de forma clara a sua efetividade, que vem sendo constatada dia após dia no combate ao crime e na garantia da segurança pública na região do Marajó, que é rota para outras áreas do Estado. De apreensão em apreensão, nas fiscalizações diárias, nós desarticulamos o tráfico e combatemos outros crimes ligados a ele. O resultado expressivo é fruto do investimento estratégico em fiscalização e da dedicação dos nossos agentes, que atuam incansavelmente para proteger a sociedade”, afirmou o titular da Segup.
As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar os envolvidos no envio e recebimento da carga.