Polícia

Base Candiru apreende 117 kg de drogas no Rio Amazonas

O entorpecente foi localizado com apoio da cadela farejadora Isis, em caixas de papelão dentro de duas carretas transportadas pela embarcação

Base Candiru apreende 117 kg de drogas no Rio Amazonas

Agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em ação conjunta com as Polícias Militar e Civil, apreenderam 117,8 kg de skunk e prenderam dois homens nesta segunda-feira (21), durante fiscalização na balsa E/M “Nathalia Guedes”, que seguia de Manaus para Santarém pelo Rio Amazonas.

O entorpecente foi localizado com apoio da cadela farejadora Isis, em caixas de papelão dentro de duas carretas transportadas pela embarcação. Os dois responsáveis pelos veículos foram autuados em flagrante e conduzidos, junto com a carga, à Polícia Civil na própria base para os procedimentos legais.

Essa foi a quinta apreensão realizada apenas em abril pela Base Candiru, totalizando mais de 327 kg de drogas retiradas de circulação no mês. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou que o impacto vai além dos números: “Cada apreensão representa um duro golpe no crime organizado e fortalece a presença do Estado nas hidrovias”.

Além das apreensões, as ações da Base resultaram em diversas prisões por tráfico e cumprimento de mandados judiciais. O coronel PM José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial, ressaltou que o trabalho contínuo nas rotas fluviais é essencial para desarticular organizações criminosas: “A atuação integrada das forças de segurança tem causado prejuízo direto ao narcotráfico e ao contrabando”.

Desde sua inauguração, em setembro do ano passado, a Base Candiru tem sido peça-chave no combate ao crime nas águas do Pará.

Fonte: Agência Pará