Agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em ação conjunta com as Polícias Militar e Civil, apreenderam 117,8 kg de skunk e prenderam dois homens nesta segunda-feira (21), durante fiscalização na balsa E/M “Nathalia Guedes”, que seguia de Manaus para Santarém pelo Rio Amazonas.
O entorpecente foi localizado com apoio da cadela farejadora Isis, em caixas de papelão dentro de duas carretas transportadas pela embarcação. Os dois responsáveis pelos veículos foram autuados em flagrante e conduzidos, junto com a carga, à Polícia Civil na própria base para os procedimentos legais.
Essa foi a quinta apreensão realizada apenas em abril pela Base Candiru, totalizando mais de 327 kg de drogas retiradas de circulação no mês. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou que o impacto vai além dos números: “Cada apreensão representa um duro golpe no crime organizado e fortalece a presença do Estado nas hidrovias”.
Além das apreensões, as ações da Base resultaram em diversas prisões por tráfico e cumprimento de mandados judiciais. O coronel PM José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial, ressaltou que o trabalho contínuo nas rotas fluviais é essencial para desarticular organizações criminosas: “A atuação integrada das forças de segurança tem causado prejuízo direto ao narcotráfico e ao contrabando”.
Desde sua inauguração, em setembro do ano passado, a Base Candiru tem sido peça-chave no combate ao crime nas águas do Pará.
Fonte: Agência Pará