Polícia

Assassinos de militar em ônibus de Belém são condenados

Assassinos de militar em ônibus de Belém são condenados

Um assalto a ônibus que mobilizou dezenas de viaturas das forças de segurança do Pará resultou em horas de tensão. Dezenas de passageiros de um coletivo foram feitos reféns, resultando também na morte de um militar da Aeronáutica.

O crime, ocorrido na noite do dia 13 de maio, foi cometido por Vandenilson Nascimento Batista e Wanderson Carvalho da Silva. Eles entraram em um coletivo da linha 918-Marituba/Ver-o-Peso (Beija-Flor) e anunciaram o assalto, enquanto o ônibus transitava pela avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, em Belém.

Veja também:

Vídeos: ventania deixa 2 municípios sem energia no Pará

Embarcação fica à deriva e assusta passageiros no Pará

O cabo da Aeronáutica, Jax Coelho Garcia, que estava no coletivo, reagiu ao assalto e foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos. Após a ação, os assassinos roubaram uma motocicleta e seguiram para a BR-316, onde fizeram passageiros de outro coletivo, da linha 988-Ananindeua/Presidente Vargas (Aurá), reféns por mais de duas horas.

JULGAMENTO

No último dia 14 de setembro, a dupla sentou no banco dos réus e foi julgada pela juíza da 3ª Vara Criminal de Belém, Cristina Sandoval Collyer, a qual os considerou culpados pela morte do militar e pelos roubos cometidos.

Vandenilson Nascimento Batista e Wanderson Carvalho da Silva foram condenados, respectivamente, a 35 anos, 11 meses, 16 dias e 173 dias-multa e 39 anos e 240 dias-multa de prisão em regime inicial fechado pelos crimes de roubo e latrocínio.

“Depreende-se dos depoimentos colhidos na instrução criminal e já colecionados na descrição do crime acima, de que os acusados, em comunhão de vontades, no momento da ação criminosa do roubo, realizaram disparos de arma de fogo em desfavor da vítima Jax Coelho Garcia, que veio à óbito ainda no interior do coletivo”, destacou a juíza na decisão.