Um criminoso armado fez o motorista de um ônibus refém durante uma tentativa de assalto frustrada na manhã deste domingo (27), nas proximidades da Feira do Cordeiro de Farias, no bairro do Tapanã, em Belém.
De acordo com a Polícia Militar, três assaltantes estavam realizando um arrastão na feira quando um deles, identificado como Joaci, de 23 anos, morador da Terra Firme e foragido da Justiça, entrou em um ônibus portando uma garrucha, com o objetivo de assaltar os passageiros.
O que o criminoso não esperava era a reação dos passageiros, que começaram a gritar por socorro. Ao perceberem uma viatura da PM se aproximando no sentido contrário, sinalizaram desesperadamente. O coletivo foi rapidamente cercado por policiais militares.
Joaci, em uma tentativa desesperada de escapar, fez o motorista do ônibus refém. Durante três horas, ele manteve a vítima sob ameaça e chegou a fazer transmissões ao vivo nas redes sociais, apontando a arma em direção aos policiais.
O local foi isolado por equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da ROTAM e do 24º Batalhão da PM. As negociações foram conduzidas à distância por um policial militar experiente, que manteve contato constante com o assaltante. Apesar de relutar, Joaci acabou se rendendo.
Durante as negociações, o criminoso fez uma série de exigências para se entregar: a presença da imprensa, de familiares, cigarros, um colete à prova de balas e garantias de que não seria atingido por um atirador de elite.
A audácia do criminoso, que transmitiu a situação ao vivo nas redes sociais, causou revolta entre internautas e moradores da capital paraense.
Após se render, Joaci foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde deve responder por roubo, cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo e por estar foragido da Justiça.