TIAGO SILVA
Após 5 horas de uma intensa negociação, um criminoso fortemente armado com um fuzil resolveu se entregar e liberar reféns, na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense. Ninguém ficou gravemente ferido.
Na tarde de sábado (25), por volta das 17h, policiais civis de Castanhal foram até o conjunto Japiim, área do bairro Imperador, cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário em desfavor de José da Silva Rosa, vulgo “Zé Rosa”, considerado perigoso e membro de uma facção criminosa de âmbito nacional, o qual estava foragido do município de Irituia do Pará.
Durante o cerco, os policiais civis foram recebidos por disparos de arma de fogo efetuados por “Zé Rosa”, porém ninguém foi alvejado mortalmente. Percebendo o grau de risco, os policiais civis resolveram pedir apoio da Polícia Militar e rapidamente as equipes do 3⁰ Batalhão de Missões Especiais (3⁰ BME) de Castanhal chegaram ao local.
Ao perceber que o cerco estava se fechando, o criminoso optou por invadir uma casa e fazer pessoas reféns. Durante as negociações, o criminoso pediu a presença da imprensa e de seus familiares. As exigências form atendidas e, após 5 horas, “Zé Rosa” resolveu se entregar e os reféns foram liberados. Até equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Belém participaram das negociações.
José da Silva Rosa, o “Zé Rosa”, foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia Civil do Centro de Castanhal, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de cárcere privado, ameaça, resistência e porte ilegal de armas de fogo e de munições . Com ele, foi apreendido um fuzil calibre 762 (com luneta), além de 92 munições de fuzil calibre 762. Ainda foi apreendida uma pistola calibre 380 e diversas munições do mesmo calibre, algumas deflagradas. Todo o material apreendido foi apresentado para procedimentos, também na Delegacia do Centro de Castanhal.