EVENTO

WTR leva pela primeira vez corrida de trilha à Serra Pelada, no Pará

O evento, que terá participação de 1.200 atletas, combina competição esportiva com forte impacto social e sustentabilidade.

Serra Pelada | Crédito: Alerrano Marinho
Serra Pelada | Crédito: Alerrano Marinho

World Trail Races (WTR), também conhecida como Circuito Mundial de Corridas em Trilha, realizará um marco histórico em 20 de setembro: pela primeira vez, a liga de esportes de montanha chegará à Amazônia, especificamente à Serra Pelada, em Curionópolis (PA). O evento, que terá participação de 1.200 atletas, combina competição esportiva com forte impacto social e sustentabilidade.

Com inscrições gratuitas, a WTR reafirma seu compromisso com a democratização do esporte e a inclusão social. Patrocinada pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa promoverá ações em parceria com o poder público e a comunidade local, visando deixar um legado positivo para a região.

“Cada evento vai além do esporte: é uma oportunidade de gerar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Serra Pelada marca um momento especial nessa jornada, em que promovemos a democratização do esporte, levamos a cultura da montanha a mais pessoas e construímos um legado social e ambiental”, afirma Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR.

A prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, destacou a importância do evento:
“Serra Pelada é uma terra linda, repleta de riquezas naturais e com uma comunidade acolhedora. É uma honra sediar um evento tão grandioso. Estamos prontos para mostrar todos os encantos da terra do ouro para o mundo.”

O evento incluirá provas de Caminhada (4 km)Trail Run (6 km e 10 km) e Kids Race. Moradores de Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás poderão participar mediante a doação de cestas básicas, que serão destinadas a aproximadamente 300 famílias assistidas pela iniciativa Jornada Serra Pelada, desenvolvida pela Vale em parceria com a comunidade.

Além do aspecto esportivo, a WTR Serra Pelada promoverá ações de segurança alimentar, apoio às juventudes, incentivo ao turismo de base comunitária e atenção aos idosos. O evento foi planejado em colaboração com a comunidade local, incluindo a contratação de jovens como assistentes de produção, doação de materiais esportivos e confecção de troféus por artesãs do projeto Mulheres de Barro.

A sustentabilidade também é um pilar central: a WTR é o primeiro evento esportivo outdoor do Brasil certificado como Lixo Zero. Em Serra Pelada, todos os resíduos serão geridos de forma responsável, com práticas de reciclagem e compostagem. Haverá ainda uma oficina de compostagem e a implementação de composteiras na cooperativa local.

A arena do evento será aberta ao público e contará com feira de produtores, artesãos, apresentações culturais, aulas de zumba e massagens gratuitas para atletas.

WTR Serra Pelada é apresentada pela Vale, com patrocínio de Vivo, The North Face, Heineken 0.0 e Ford, e apoio da Prefeitura de Curionópolis e outras empresas. A realização é da AEESB (Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil) e promoção da V3A e Speed Eventos Esportivos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.