O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (26) que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu a Licença de Instalação nº 1518/2025, autorizando o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins.
A licença refere-se à segunda etapa da Via Navegável do Rio Tocantins, em um trecho de 35 quilômetros entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, no estado do Pará. A autorização também inclui a instalação dos canteiros de apoio, áreas industriais e depósito de explosivos.
💡 O que será feito?
A obra, sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), envolve duas grandes intervenções:
- Dragagem: remoção de sedimentos do fundo do rio.
- Derrocamento: explosão e retirada de formações rochosas que impedem a navegação.
A expectativa é que, com a conclusão da obra, seja possível viabilizar o transporte de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, reduzindo custos logísticos e impulsionando a economia da região Norte.
🗺️ O que é o Pedral do Lourenço?
O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa de aproximadamente 43 km, localizada no município de Itupiranga, entre Marabá e Tucuruí, no sudeste paraense. Essas rochas dificultam a navegação no Rio Tocantins, especialmente durante o período de estiagem.
🔧 Etapas da obra da Hidrovia do Tocantins:
- Dragagem de 52 km do rio entre Marabá e Itupiranga;
- Derrocamento de 35 km de rochas entre Santa Terezinha e a Ilha do Bogéa (licença recém-liberada);
- Nova dragagem em 125 km de rio entre Tucuruí e Baião.
🌊 Importância da Bacia Tocantins-Araguaia
A Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia é uma das maiores do Brasil, estendendo-se pelos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e o Distrito Federal. Seus principais rios — Tocantins e Araguaia — são estratégicos para o transporte fluvial e para o desenvolvimento econômico sustentável da região Centro-Norte do país.