Uma mangueira de pequeno porte caiu na avenida Nazaré, entre a Travessa Quintino Bocaiuva e a Avenida Generalíssimo Deodoro, na noite desta terça-feira, 14 de fevereiro.
Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) chegaram ao local, logo após a queda da árvore. Eles constataram que trata-se de uma mangueira jovem, cuja raiz sofreu um corte drástico e foi coberta de cimento.
Além destas constatações iniciais, os técnicos da Semma vão investigar, mais detalhadamente, o que provocou a queda de um vegetal jovem, sem que tenha ocorrido ventania ou qualquer outro fenômeno da natureza, que possa ter contribuído para esse incidente.
Moradores conversaram com o diretor-geral da Semma, Leonardo Farias, que esteve no local, e informaram que foram vistos trabalhadores construindo uma calçada ao redor do tronco da árvore.
Em função desses relatos, o diretor vai solicitar imagens de câmeras de segurança das imediações, para ajudar nas investigações sobre os motivos da queda da árvore.
Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma (DAVP), Kayan Rossy, a cobertura da raiz de uma árvore com cimento sufoca o vegetal e impede que ele consiga absorver água e nutrientes, levando-o à morte.
Os bombeiros também estiveram na Avenida Nazaré, fazendo o trabalho de retalhamento do vegetal. Os funcionários da Semma vão fazer a remoção do material para o local adequado.
Nesta quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) deve fazer o serviço de rescaldo na área. (Com informações da Agência Belém)