Pará - Um vídeo gravado no município de Afuá, na região do Marajó, no Pará, tem chamado a atenção nas redes sociais. As imagens mostram um motoqueiro atravessando um rio com a moto parcialmente submersa, enquanto é impulsionado por um homem que caminha na água ao lado do veículo.
A gravação foi feita na última semana e viralizou, gerando curiosidade e espanto entre os internautas. A travessia inusitada aconteceu em uma área alagada da cidade, onde ruas e canais se confundem durante os períodos de cheia.
Afuá é conhecida por suas peculiaridades geográficas: localizada em uma região de várzea, é considerada uma “cidade sem carros”. Por lá, motos adaptadas com “roda de trilho” e bicicletas são os meios de transporte mais utilizados. Em trechos alagados, é comum ver motociclistas empurrando os veículos para cruzar áreas cobertas por água.
Apesar do tom bem-humorado que tomou conta das redes sociais, o episódio também chama atenção para os desafios enfrentados por quem vive em regiões alagáveis da Amazônia, onde a mobilidade urbana muitas vezes depende de improviso e criatividade.