Pará

VÍDEO: Bois agitam carnaval de São Caetano de Odivelas 

O cortejo dos bois é uma das principais atrações do carnaval paraense. Foto: Alexandre Nascimento
O cortejo dos bois é uma das principais atrações do carnaval paraense. Foto: Alexandre Nascimento

Alexandre Nascimento

Parecia os festejos juninos, mas a presença do Boi, os Mascarados e Cabeçudos deram o tom no carnaval de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará. No último sábado (18), puxados pelos elementos tradicionais da quadra junina, os foliões saíram em cortejo pelas ruas do município com toadas em ritmos carnavalescos, com mais apresentações que se estendem até amanhã.

De acordo com a organização do cortejo, a ideia de introduzir os elementos juninos surgiu em 2006, como forma de tornar o carnaval de São Caetano de Odivelas único. “Nosso carnaval vai além dos fofós e blocos, com o diferencial de contarmos com esses símbolos típicos da quadra junina. Essa inserção que deixa nosso carnaval com característica única de ser festejado”, declarou Rondy Palha, idealizador da inserção.

Ainda de acordo com Palha, a mistura da cultura do carnaval e quadra junina deu certo, uma vez que mais grupos de bois aderiram aos cortejos que são realizados durante quatro dias. “No início houve resistência, mas atualmente são sete grupos que participam que fizeram os dias de cortejo se estenderem”, completou Rondy Palha.

Mas, a principal prova que a mistura deu certo foi a intensa presença dos foliões, inclusive, as pessoas que participaram ao longo do cortejo. “Essa união do nosso Boi nessa levada carnavalesca é muito bom, anima a nossa cidade. Por isso, participo de todos os cortejos junto do meu filho que é um dos que usa a fantasia de cabeçudo”, disse Cristina Leão, 38 anos, foliã.

A dona de casa Ana Paula dos Anjos também trouxe o filho, o pequeno Adison Souza, 7 anos, para aproveitar o carnaval puxado pelos personagens juninos. “Ele tem paralisia cerebral, mas eu visto ele de mascarado e mesmo na cadeira de rodas ele se alegra com esse nosso carnaval. Não tem limitação, trago ele para se divertir”, disse ela.

A apresentação vai continuar animando o carnaval até terça-feira, 21, com o encerramento na praça central de São Caetano de Odivelas com a apresentação de bandas locais, entre outras atrações.

SERVIÇO

Como chegar

São aproximadamente 120 quilômetros que separam Belém, capital paraense, de São Caetano de Odivelas, uma viagem que pode ser feita de duas formas: ônibus ou de carro.

 

Se a opção for de ônibus, a passagem custa em média de R$ 150 a R$ 250, com um percurso que dura entre três a quatro horas. Já quem for de carro, são duas horas de estrada.