A Fundação Hemopa celebra, nesta quarta-feira (14), o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Em Belém, a sede do hemocentro contou com uma programação especial em homenagem aos doadores que comparecem diariamente aos postos de coleta e realizam o gesto solidário para salvar vidas.
A programação com música ao vivo, bolo e ação de cidadania em parceria com a Defensoria Pública do Pará, e palestra, recebeu uma visita especial da vice-governadora do Estado, Hanna Ghassan.
A vice-governadora aproveitou o Dia Mundial do Doador para promove o gesto humanitário de doação de sangue. “Cada um fazendo a sua parte, aquilo que nos cabe, já dá tudo certo. É um ato simples e indolor, e espero que eu sirva de exemplo para muitas pessoas que tem vontade, porém não tem a oportunidade de doar”, comentou Hanna.
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e tem como objetivo aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de doar sangue, além de pontuar como essencial a importância dos doadores voluntários de sangue.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.