Pará

Vice-governadora Hana Ghassan participa de livro

Além de Vice-Governadora, Hana Ghassan também é coordenadora da COP 30 pelo Governo do Estado
Além de Vice-Governadora, Hana Ghassan também é coordenadora da COP 30 pelo Governo do Estado

 

O livro “Magníficas Mulheres: Mulheres no Sistema de Justiça” teve mais uma confirmação importante essa semana: a vice-governadora Hana Ghassan será a autora responsável pelo texto de apresentação da obra. A representante do Executivo abordará, em sua escrita, o tema Justiça Social e a importante atuação feminina no Sistema de Justiça Brasileiro. A obra já contabiliza mais 100 autores participantes, incluindo renomados juristas, ministros de grandes Tribunais e outras figuras proeminentes do universo jurídico.

“Muito me interessa contribuir com uma obra que não só reconhece o capital intelectual das mulheres, mas incentiva e impulsiona outras de nós a ocupar espaços, seja no Judiciário, no Executivo, no Legislativo, no terceiro setor ou em qualquer outro lugar. Nós vamos continuar trabalhando pela igualdade de direitos e me honra poder escrever a apresentação desse livro, que promete ser de grande contribuição para o universo jurídico”, afirmou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado (IBDPP), o livro visa a homenagem a personalidades que deixaram marcas significativas no cenário jurídico brasileiro, além de servir como um documento histórico que reflete a igualdade de gênero garantida pela Constituição Federal. A obra é coordenada por Giussepp Mendes, Jeferson Bacelar e Denise Mendes.

Vale lembrar que a publicação fará uma homenagem à presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargadora Nazaré Gouveia, e à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes,

entre outras mulheres.

Outros dois importantes nomes confirmados entre as autoras é o da jurista Odete Medauar, o que representa um marco significativo para a obra, dado seu renome e sua competência no campo do direito público; e da ministra Delaíde Arantes, do TST, que desde 2001 integra a mais alta corte trabalhista do país.

Um dos coordenadores do livro, Giussepp Mendes expressou sua expectativa em relação ao lançamento deste ano: “Será uma grande obra. Um livro fantástico que reúne a expertise e as histórias inspiradoras de mulheres que moldaram o panorama jurídico brasileiro”, declarou.

Jeferson Bacelar, também coordenador da obra, mencionou a importância da contribuição feminina no campo jurídico. “Estamos honrados em poder apresentar ao público uma obra que evidencia não apenas a competência, mas também a resiliência e a determinação das mulheres que têm sido protagonistas na construção do Direito no Brasil”.

Para Denise Mendes, uma das coordenadoras do livro, a maior importância é dar voz e visibilidade às conquistas e trajetórias inspiradoras das mulheres no campo jurídico. “Este livro não apenas celebra as magníficas mulheres que moldaram o Direito no Brasil, mas também destaca a necessidade contínua de reconhecer e valorizar suas contribuições. Estamos comprometidos em ampliar essa narrativa e inspirar futuras gerações de mulheres a alcançarem seus objetivos no mundo jurídico”, pontuou.

O lançamento do livro “Magníficas Mulheres: Mulheres no Sistema de Justiça” será em dezembro de 2024 e será um evento de destaque no cenário acadêmico e jurídico nacional.

Magníficas Mulheres

O primeiro livro lançado pelo IBDPP foi “Direito Público e suas Transversalidades”, no fim de 2023. A publicação foi selecionada pela editora Fórum para concorrer na categoria “Direito” do Prêmio Jabuti. A premiação literária é a mais importante e conhecida em âmbito nacional e agora conta com uma versão acadêmica. a vice

A atual vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan, é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Auditora Fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefa). Antes de assumir a vice-governadoria, ela atuou, desde 2019, como titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).