SANEAMENTO

Ver-o-Peso recebe obra inédita para tratamento de esgoto

Pela primeira vez na história, área e arreadores do cartão-postal da cidade vão ganhar rede coletora de esgoto para tratamento adequado

Adler Silveira, titular da Seinfra, explica os detalhes dos trabalhos que serão realizados pelo Governo do Estado, em mais um legado da COP para a cidade
Adler Silveira, titular da Seinfra, explica os detalhes dos trabalhos que serão realizados pelo Governo do Estado, em mais um legado da COP para a cidade FOTO: MAURO ÂNGELO

Iniciam, hoje (21), as etapas da obra do primeiro sistema de coleta e tratamento de esgoto do Ver-o-Peso. A iniciativa do Governo do Pará em parceria com Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Caixa Econômica, foi anunciada ontem (20) e tem como objetivo deixar um legado à capital paraense após a realização da COP-30, em novembro de 2025. Essa é a primeira vez na história da cidade que a área recebe um serviço voltado ao tratamento adequado dos esgotos sanitários.

A obra contempla mais de 4 quilômetros de rede coletora de esgoto, compreendidos entre a Estação das Docas e a Praça do Relógio, incluindo os esgotos sanitários de imóveis e comércios da região. Além disso, a intervenção prevê o assentamento de, aproximadamente 60 Poços de Visita (PV), execução de 300 unidades ramais domiciliares e a demolição e recomposição do pavimento asfáltico. A execução se dará em nove meses, com entrega prevista para outubro de 2025.

De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Adler Silveira, o saneamento atual da área é bastante precário, já que a população foi construindo individualmente a sua rede de esgoto. Por isso, a obra vai implantar uma rede de esgotos única, interligando as redes residenciais e comerciais conectada a extração e tratamento de esgoto do Una, a mais de dois quilômetros da região. A iniciativa do Governo do Estado visa a melhoria da qualidade de vida da população e menos odor para quem transita pela área do Complexo do Ver-o-Peso.

“Essa obra é extremamente importante para trazer mais segurança e mais saúde às pessoas que transitam aqui nessa região. A gente vai tirar esses esgotamentos a céu aberto que existem hoje aqui nesta área do Ver-o-Peso, trazendo mais qualidade de vida para a população. É uma obra que nunca um governo teve a preocupação de fazer e o governador Helder e a vice-governadora Hana estão fazendo nessa sensibilidade de transformar a nossa cidade e deixar um legado para as pessoas aqui nessa região”, declarou o secretário.

INTERVENÇÃO

A intervenção faz parte das 30 obras simultâneas do governo estadual visando uma melhor infraestrutura para a realização do evento internacional, que inclui o Parque Linear da Tamandaré, Porto Futuro II, Parque da Cidade, Parque Linear da Doca e o Terminal Hidroviário de Belém.