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Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré

Muitos turistas na cidade estão aproveitando para degustar o "autêntico" açaí, que difere do que é vendido em outras partes do Brasil.

Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré
Nazareno - Point do Açaí. O Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Nazareno - Point do Açaí. O Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A influência do Círio é clara em Belém. A previsão é que aproximadamente 89 mil visitantes estejam na cidade, o que deverá impulsionar a economia local em cerca de 34,5 milhões de dólares, ou R$ 189 milhões, segundo a pesquisa anual realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em colaboração com o Dieese/PA. 

Além disso, a busca pela gastronomia paraense também é grande. Muitos turistas na cidade estão aproveitando para degustar o “autêntico” açaí, que difere do que é vendido em outras partes do Brasil.

Uma referência para quem gosta de açaí no estilo paraense é o Point do Açaí, restaurante que é conhecido pela qualidade e tradição, e conta com várias unidades na capital. Um dos pontos fica localizado na Blvd. Castilhos França, na Campina, bem no trajeto que a “Nazinha” faz no Círio. O proprietário, Nazareno Alves, diz que a preparação para o Círio começa três meses antes. 

“As expectativas estão nas alturas. Sabemos que receberemos mais de dois milhões de visitantes na cidade para o Círio, e temos nos preparado há bastante tempo para isso. Assim que o ano começa, já nos preocupamos em organizar o próximo Círio. Para você ter uma noção, estamos a três meses preparando nossa maniçoba, e decidimos fazer uma tonelada dela. Isso porque vendemos bastante através do iFood e do nosso próprio delivery, além do consumo elevado no restaurante”, explica.

Ele detalha o processo de preparo:

“Para fazer uma tonelada de maniçoba, não é possível concluir tudo em um mês. O preparo leva três meses, então o que fazemos? Preparamos apenas a maniva, congelando-a à medida que avança, assim como os outros ingredientes. Depois, é só montar o prato, pois a maniçoba realmente requer muito tempo para ser preparada, não dá para fazê-la de um dia para o outro, leva cerca de sete dias. No entanto, em relação ao pato, fizemos uma grande reserva, assim como de peixe, camarão e açaí, pois sabemos que a demanda é alta. O “point” tem uma reputação bastante significativa, uma divulgação ampla e impactante. Por conta disso, temos uma preocupação grande, pois sabemos que muitos turistas virão, assim como paraenses do interior que buscam açaí, peixe frito e açaí com charque e camarão”, completa.

Sobre a demanda, Nazareno comenta que as vendas podem chegar a triplicar. Tanto a maniçoba quanto o açaí são bastante procurados, com o açaí, em particular, apresentando uma demanda intensa.

“Durante o final de semana do Círio, estima-se que a produção de açaí chegue entre 3.500 e 4.000 litros. Este é um volume considerável, já que atendemos muitas residências. Além de contarmos com nosso próprio serviço de delivery, também utilizamos plataformas como o iFood, e há ainda pessoas que vão levar. Também congelamos uma quantidade significativa de maniçoba, pois algumas pessoas também compram para levar. Acreditamos que neste final de semana a equipe deve contar com cerca de cem colaboradores, incluindo cozinheiros, chefes de cozinha, barman, bartenders e copeiros”, pontua. 

No local, o  casal carioca formado por Ricardo Cruz e Francis Serruya da Cruz estava saboreando a deliciosa culinária paraense. Eles comentaram que estão participando do Círio pela segunda vez consecutiva. Atraídos pelo famoso açaí da região, levaram consigo nada menos que 10 litros congelados.

No local, o  casal carioca formado por Ricardo Cruz e Francis Serruya da Cruz estava saboreando a deliciosa culinária paraense Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Viemos para celebrar o Círio e planejamos ficar até segunda-feira. Aproveitamos para almoçar aqui e nos encantamos tanto com o açaí paraense que decidimos levar 10 litros dele para o Rio de Janeiro. Percebi aqui que o nosso açaí não se compara; esse aqui é realmente superior”, compartilhou Francis Serruya da Cruz.

Na venda de açaí do Junior Lima, localizada na rua Aristides Lobo, Cidade Velha, ele menciona que a procura pelo açaí é considerável durante esta época. “Nos próximos três dias, esperamos vendas intensas. O início da semana já tem sido bastante promissor. Inclusive, já temos uma quantidade pronta para quem deseja levar para a viagem, tudo congelado”, diz Junior Lima. 

Na venda de açaí do Junior Lima, localizada na rua Aristides Lobo, Cidade Velha, ele menciona que a procura pelo açaí é considerável durante esta época Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Ele observa que as vendas aumentaram significativamente nos últimos dias devido à chegada de turistas. “Estamos vendendo em torno de 160 a 180 litros na sexta e no sábado, e cerca de 200 litros. Acredito que nesta semana vamos nos manter nessa média. Os turistas realmente gostam; quem experimenta acaba se apaixonando. Durante o Círio, eu faço um planejamento para atender à demanda, pois já tenho experiência no negócio. Estou preparando um estoque para suportar a necessidade. Já tenho várias reservas para este final de semana”, comenta.

Trayce Melo

Repórter

Jornalista com experiência em redação, planejamento de estratégias e produção de conteúdo digital. Escreveu uma série de materiais independentes para o Portal Leia Já. Também atuou como social media na Secretaria de Estado de Turismo do Pará e como assessora de comunicação na Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Além disso, atuou como analista de marketing na Enter Agência Digital. Recebeu o prêmio Internacional Premium Cop 30 Amazônia, concedido pelo ICDAM. Atualmente, é repórter do Jornal Diário do Pará.

Jornalista com experiência em redação, planejamento de estratégias e produção de conteúdo digital. Escreveu uma série de materiais independentes para o Portal Leia Já. Também atuou como social media na Secretaria de Estado de Turismo do Pará e como assessora de comunicação na Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Além disso, atuou como analista de marketing na Enter Agência Digital. Recebeu o prêmio Internacional Premium Cop 30 Amazônia, concedido pelo ICDAM. Atualmente, é repórter do Jornal Diário do Pará.