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Vendedores reforçam estoque de açaí de olho nos romeiros do Círio de Nazaré

Muitos turistas na cidade estão aproveitando para degustar o "autêntico" açaí, que difere do que é vendido em outras partes do Brasil.

Nazareno - Point do Açaí. O Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Nazareno - Point do Açaí. O Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A influência do Círio é clara em Belém. A previsão é que aproximadamente 89 mil visitantes estejam na cidade, o que deverá impulsionar a economia local em cerca de 34,5 milhões de dólares, ou R$ 189 milhões, segundo a pesquisa anual realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em colaboração com o Dieese/PA. 

Além disso, a busca pela gastronomia paraense também é grande. Muitos turistas na cidade estão aproveitando para degustar o “autêntico” açaí, que difere do que é vendido em outras partes do Brasil.

Uma referência para quem gosta de açaí no estilo paraense é o Point do Açaí, restaurante que é conhecido pela qualidade e tradição, e conta com várias unidades na capital. Um dos pontos fica localizado na Blvd. Castilhos França, na Campina, bem no trajeto que a “Nazinha” faz no Círio. O proprietário, Nazareno Alves, diz que a preparação para o Círio começa três meses antes. 

“As expectativas estão nas alturas. Sabemos que receberemos mais de dois milhões de visitantes na cidade para o Círio, e temos nos preparado há bastante tempo para isso. Assim que o ano começa, já nos preocupamos em organizar o próximo Círio. Para você ter uma noção, estamos a três meses preparando nossa maniçoba, e decidimos fazer uma tonelada dela. Isso porque vendemos bastante através do iFood e do nosso próprio delivery, além do consumo elevado no restaurante”, explica.

Ele detalha o processo de preparo:

“Para fazer uma tonelada de maniçoba, não é possível concluir tudo em um mês. O preparo leva três meses, então o que fazemos? Preparamos apenas a maniva, congelando-a à medida que avança, assim como os outros ingredientes. Depois, é só montar o prato, pois a maniçoba realmente requer muito tempo para ser preparada, não dá para fazê-la de um dia para o outro, leva cerca de sete dias. No entanto, em relação ao pato, fizemos uma grande reserva, assim como de peixe, camarão e açaí, pois sabemos que a demanda é alta. O “point” tem uma reputação bastante significativa, uma divulgação ampla e impactante. Por conta disso, temos uma preocupação grande, pois sabemos que muitos turistas virão, assim como paraenses do interior que buscam açaí, peixe frito e açaí com charque e camarão”, completa.

Sobre a demanda, Nazareno comenta que as vendas podem chegar a triplicar. Tanto a maniçoba quanto o açaí são bastante procurados, com o açaí, em particular, apresentando uma demanda intensa.

“Durante o final de semana do Círio, estima-se que a produção de açaí chegue entre 3.500 e 4.000 litros. Este é um volume considerável, já que atendemos muitas residências. Além de contarmos com nosso próprio serviço de delivery, também utilizamos plataformas como o iFood, e há ainda pessoas que vão levar. Também congelamos uma quantidade significativa de maniçoba, pois algumas pessoas também compram para levar. Acreditamos que neste final de semana a equipe deve contar com cerca de cem colaboradores, incluindo cozinheiros, chefes de cozinha, barman, bartenders e copeiros”, pontua. 

No local, o  casal carioca formado por Ricardo Cruz e Francis Serruya da Cruz estava saboreando a deliciosa culinária paraense. Eles comentaram que estão participando do Círio pela segunda vez consecutiva. Atraídos pelo famoso açaí da região, levaram consigo nada menos que 10 litros congelados.

No local, o  casal carioca formado por Ricardo Cruz e Francis Serruya da Cruz estava saboreando a deliciosa culinária paraense Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Viemos para celebrar o Círio e planejamos ficar até segunda-feira. Aproveitamos para almoçar aqui e nos encantamos tanto com o açaí paraense que decidimos levar 10 litros dele para o Rio de Janeiro. Percebi aqui que o nosso açaí não se compara; esse aqui é realmente superior”, compartilhou Francis Serruya da Cruz.

Na venda de açaí do Junior Lima, localizada na rua Aristides Lobo, Cidade Velha, ele menciona que a procura pelo açaí é considerável durante esta época. “Nos próximos três dias, esperamos vendas intensas. O início da semana já tem sido bastante promissor. Inclusive, já temos uma quantidade pronta para quem deseja levar para a viagem, tudo congelado”, diz Junior Lima. 

Na venda de açaí do Junior Lima, localizada na rua Aristides Lobo, Cidade Velha, ele menciona que a procura pelo açaí é considerável durante esta época Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Ele observa que as vendas aumentaram significativamente nos últimos dias devido à chegada de turistas. “Estamos vendendo em torno de 160 a 180 litros na sexta e no sábado, e cerca de 200 litros. Acredito que nesta semana vamos nos manter nessa média. Os turistas realmente gostam; quem experimenta acaba se apaixonando. Durante o Círio, eu faço um planejamento para atender à demanda, pois já tenho experiência no negócio. Estou preparando um estoque para suportar a necessidade. Já tenho várias reservas para este final de semana”, comenta.