Pará

Vem aí o novo Passaporte Belém!

O festival, com atrativos da cultura alimentar paraense e do empreendedorismo local, tem como objetivo fomentar o turismo, a cultura e o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. Foto: Wagner Almeida
O festival, com atrativos da cultura alimentar paraense e do empreendedorismo local, tem como objetivo fomentar o turismo, a cultura e o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. Foto: Wagner Almeida

 

Diversos pratos regionais serão destaques nos novos fascículos do Passaporte Belém desse ano. Foto: Wagner Almeida

Luiz Flávio

Os amantes da boa gastronomia da capital, juntamente com os empresários que trabalham com a gastronomia em Belém já podem comemorar: a edição de domingo que vem do DIÁRIO DO PARÁ, domingo do Círio, trará o primeiro dos cinco fascículos do projeto “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2022”, que chega este ano à oitava edição, gerando grande expectativa em toda a cadeia produtiva que envolve o segmento gastronômico na cidade.

O projeto trará novamente um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias, dando dicas e informando moradores e turistas que visitam a nossa cidade sobre os maiores pratos produzidos aqui, beneficiando em cheio os que vem à nossa cidade participar do Círio e desejam apreciar uma boa comida durante a quinzena da festa.

No total, 197 estabelecimentos participam da edição deste ano. Quinze personalidades da cidade, entre jornalistas, advogados, empresários e profissionais liberais, todos apreciadores da boa mesa, integram o júri que escolherá os melhores.

Eles votaram e escolheram seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A grande novidade esse ano foi a inclusão da categoria “café”. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém. No total 6 profissionais participam da disputa.

Em seguida é elaborado um ranking gastronômico Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.

Os estabelecimentos indicados serão divulgados em 5 fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos a partir do dia 9/10 até o dia 6/11. Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.

No mesmo dia da cerimônia de premiação dos vencedores será lançado (apenas no formato virtual) o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2022” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.

ECONOMIA

Luiz Octávio Lucas, editor dos fascículos, ressalta que o “Passaporte Belém 2022” está sendo lançado em um período muito importante para economia paraense, que é a quadra nazarena, quando Belém recebe um grande fluxo de turistas. “Dessa forma, o guia se propõe a dar um impulso para os restaurantes participantes e ainda auxiliar os visitantes a conhecerem o que temos de melhor em termos de gastronomia, fomentando esse circuito indicado pelos jurados”.

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, lembra que o projeto foi pensado para valorizar e divulgação do setor gastronômico da capital através do Diário e outros veículos do grupo RBA, aquecendo o segmento e ajudando a mostrar para a nossa sociedade, a qualidade de estrutura e de profissionais que temos no Pará. “Este setor é muito importante para a nossa economia e também projeta o Pará para o Brasil e para o mundo com sua qualidade e diversidade. O setor da gastronomia no Pará passou por momentos difíceis durante a pandemia e por isso, nossos esforços em estar sempre ao seu lado, nunca foram diminuídos”, diz.

“O Passaporte Belém – 2022 divulga as diversas operações comerciais, restaurantes, os pratos, os profissionais, serviços e a gastronomia do Pará. “Com isso queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. Isso só é possível porque grandes parceiros acreditaram em nossa ideia. Nossos agradecimentos à Claro, Dorata Fry, Hapvida e Sebrae”.

Jaime Monteiro, gerente de Marketing da Claro, participa como jurado do “Passaporte” desde a 1ª edição por acreditar no seu potencial para ajudar a movimentar a economia local e oferecer oportunidade de espaço novos talentos da cozinha paraense, além de apresentar a culinária paraense que é bem diferente das outras do Brasil. “Temos comidas e temperos que só encontramos em nossa gastronomia”, ressalta.

Segundo Monteiro a iniciativa soma com a cultura singular do paraense, além de contribuir para o desenvolvimento regional e geração de empregos no setor. “Após a fase mais aguda da pandemia, um projeto como este é muito relevante para fomentar o setor que foi muito prejudicado com o isolamento social. É importante para os consumidores que irão retornar com todos os cuidados e medidas necessárias para a segurança de todos, assim como para os empresários locais”.

Sabrina Barbosa proprietária da Suspirosa Confeitaria e Escola Culinária, coloca que o projeto tem um importante papel no cenário gastronômico, pela valorização do negócio local, da cultura regional, suas comidas, temperos e iguarias próprias de cada lugar.

“É uma honra, dentre tantas pessoas competentes na área da gastronomia, ser selecionada para ser jurada do projeto, que evidencia o que há de melhor na gastronomia cidade. Além do mais é uma oportunidade de ajudar na seleção, reforçando a qualidade e credibilidade de empreendimentos gastronômicos que aprecio”.

O publicitário Juan Diego observa que o “Passaporte Belém” vem crescendo a cada ano e cumpre o papel de valorizar cada vez mais a deliciosa gastronomia paraense, dando visibilidade para os principais lugares para se comer na nossa cidade. “E acaba mostrando para o leitor novos lugares, por ele ainda não frequentados de cada segmento e finalmente desperta o apetite para incrementar as vendas dos locais participantes, dos mais refinados aos mais simples, cada um oferecendo o seu melhor para seus clientes”, destaca.

Como jurado, ele diz que precisa se aprofundar em conhecer melhor todos os estabelecimentos indicados para poder opinar. “E isso traz benefícios para todos, tanto pela visibilidade, como pelo incremento nas vendas”.