SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O último fim de semana de fevereiro deverá seguir com pancadas de chuva fortes pelo Brasil e alertas de temporais em ao menos 5 estados. Áreas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná devem ser as mais afetadas, inclusive com chance de ocorrência de granizo, segundo previsão do Inmet.
Isso porque a combinação de uma massa de ar quente e úmida com a formação de uma frente fria entre o Oceano Atlântico e o Rio Grande do Sul potencializa as áreas de instabilidade e chuvas no Sul. Já no Centro-Oeste e áreas do Sudeste o calor e alta umidade favorecem as típicas chuvas de verão.
SUDESTE
No Sudeste, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com volumes superiores a 90 mm. Nas demais áreas, ele deve ficar em 50 mm.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (24) e sábado (25) terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. Os termômetros variam entre 20ºC e 31ºC na capital paulista, enquanto a mínima será de 22ºC e a máxima de 37ºC no Rio.
Na capital mineira, pode chover de maneira isolada durante todo o dia. A mínima será de 18°C e a máxima de 33°C.
CENTRO-OESTE
A previsão, segundo o Inmet, é de muita chuva e, de maneira geral, o acumulado deve variar entre 50 mm e 80 mm.
Em Campo Grande a mínima será de 19ºC e a máxima de 31ºC, com previsão de sol com algumas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. Em Goiânia o cenário é semelhante, com a temperatura mais alta chegando a 33ºC, neste sábado.
Em Cuiabá, os termômetros ficam entre 23ºC e 34ºC, com 90% de chance de chuva, durante todo o dia e à noite. Em Brasília, o cenário é parecido, com temperaturas um pouco mais baixas, variando de 17ºC a 29ºC
NORDESTE
O fim de semana poderá ter pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e raios, além de eventuais rajadas de vento. Os maiores volumes serão registrados em áreas do Maranhão e Piauí, ultrapassando os 90 mm. Nas demais áreas, não devem passar de 30 mm.
Na sexta e no sábado, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Recife, Salvador, São Luís e Teresina terão manhã e tarde com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, e noite de muitas nuvens. Os termômetros ficam entre 23ºC e 32ºC.
Em Fortaleza e Natal, a tendência é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas variam de 23ºC a 32ºC.
NORTE
Praticamente toda a região Norte terá volumes de chuva acima de 60 mm. A exceção fica para o nordeste do Amazonas e do Pará, e áreas do Tocantins, onde os totais podem superar os 90 mm.
Em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Tocantins, o fim de semana será de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora, e temperaturas variando entre entre 22ºC e 32ºC.
Já em Boa Vista, o sábado também terá pancadas de chuva e trovoadas a qualquer momento, enquanto o domingo (26) será de dia nublado. A máxima pode chegar a 34ºC.
SUL
No Sul do Brasil os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná, ficando em torno 90 mm. No restante da região, os valores devem variar entre 30 mm e 50 mm.
Curitiba terá temperaturas variando entre 18ºC e 26ºC. O fim de semana terá dias nublados, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em Florianópolis e Porto Alegre, também chove a qualquer momento, com temperaturas entre 22ºC e 30ºC.