Pará

Veja como as universidades públicas utilizam as notas do Enem

 
FOTO: Ilustração
FOTO: Ilustração

Diego Monteiro

Começam hoje as inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) 2024 da Universidade do Estado Pará (Uepa), que se estenderão até 9 de novembro. Conforme o edital, esta seleção é destinada aos estudantes que completaram ou estão para concluir o último ano do ensino médio, ou equivalente, no período letivo de 2023 e que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

No total, 3.586 vagas estão disponíveis para cursos de graduação nas áreas de educação, saúde e tecnologia. A taxa de inscrição é de R$ 100. Vale ressaltar que a nota do Enem é utilizada para a seleção dos candidatos. A data para a divulgação do resultado final do Prosel da Uepa ainda será determinada, seguindo o calendário de divulgação dos resultados do Exame pelo Ministério da Educação (MEC).

As vagas são divididas da seguinte forma: 30% para candidatos que completaram integralmente o ensino médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas; 20% para vestibulandos que atendem aos critérios anteriores e se autodeclararam negros ou indígenas; e 50% para estudantes da ampla concorrência.

Para obter isenção da taxa de inscrição, os candidatos devem ter concluído ou estar em processo de conclusão do ensino médio em instituições públicas no Pará. Além disso, pessoas com deficiência (PcD), servidores da Uepa ou seus dependentes legais, e indivíduos com hipossuficiência econômica inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem requerer.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho de cada aluno no Enem é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, um método que une a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, além, claro, do conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.

É desta forma, com a aplicação do Exame Nacional que o candidato consegue obter a nota necessária e que poderá ser usada para acessar vagas em outras universidades públicas ou ainda para concorrer a bolsas de ensino e financiamento em instituições privadas. Atualmente, esta é a principal forma de entrada para a educação superior no Brasil.

Em todos os casos, é crucial que os interessados estejam atentos às divulgações de editais das universidades e aos procedimentos relacionados aos programas de incentivo ao ensino superior, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

NOTAS

As notas do Enem podem ser utilizadas para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas pelo ProUni. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). Os processos seletivos do ProUni ocorrem duas vezes ao ano e são direcionados a estudantes sem diploma de nível superior.

Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também não ter obtido nota zero na redação do Enem e ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.

Outra opção para utilizar a pontuação no Enem é obter financiamento estudantil em instituições privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato deve ter alcançado uma média aritmética de pelo menos 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado na redação. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Confira uso das notas do Enem em universidades públicas

  • Na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), os candidatos podem ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pelo Processo Seletivo Próprio (Prosel). No Prosel da Ufra, os interessados podem escolher uma das duas últimas pontuações do Enem (2022 ou 2023). Mais detalhes no portal da Ufra: novo.ufra.edu.br.
  • Da mesma forma, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o edital estipula que a nota do Enem é o único critério para participar do Processo Seletivo da instituição. Outras informações estão no portal da UFPA: ufpa.br.
  • Já na Ufopa, somente os candidatos que participaram do Enem em pelo menos uma das edições dos últimos quatro anos do edital mais recente podem concorrer ao PSR/Ufopa. É necessário realizar inscrição quando o Processo Seletivo estiver aberto. Acompanhe essas informações no portal da Ufopa: ufopa.edu.br.
  • A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) oferece diversas formas de ingresso, incluindo o Sistema de Seleção Unificada, onde a nota do Enem possibilita concorrer a vagas de graduação gratuita e presenciais.
  • Por fim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) utiliza o Processo Seletivo Unificado (PSU), onde a seleção é feita com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação avaliada na mesma edição do Enem dos anos de 2021, 2022 ou 2023, conforme informado pelo candidato no ato da inscrição.