Em um cenário onde a sociedade exige cada vez mais responsabilidade das empresas, adotar práticas sustentáveis deixou de ser uma escolha para se tornar uma questão de sobrevivência. Mais do que reduzir impactos ambientais e sociais — o que, por si só, já tem peso inquestionável —, os princípios voltados para a sustentabilidade passaram a ser decisivos também para a longevidade dos negócios. O que não é diferente no segmento do varejo.
Dados levantados pela pesquisa ‘Tendências de bens de consumo 2024’, realizada pela Opinion Box em parceria com a Neogrid, quase 40% dos consumidores aceitariam pagar mais caro por produtos ecológicos ou sustentáveis. Além disso, a sustentabilidade também foi apontada como um dos fatores que mais influenciam as decisões de compras dos consumidores, sendo sinalizada por 7% dos entrevistados.
A pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil, em idade acima de 16 anos, de todas as classes sociais e que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa. Entre os respondentes, 26% apontaram que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia muito suas escolhas de produtos no supermercado e 49% apontaram que influencia um pouco.
O Impacto da Sustentabilidade no Varejo
Os números revelam que o próprio nível de exigência da sociedade em relação aos impactos causados pela ação do homem é o motivador deste cenário em que a sustentabilidade é um valor que impacta cada vez mais a atuação do setor varejista. Em outra pesquisa, esta realizada pela companhia de tecnologia de pagamentos Adyen, o Relatório do Varejo 2024, os números destacam que 46% dos consumidores se preocupam com o compromisso social e ambiental mantido pelos varejistas, o que faz do Brasil o segundo mais preocupado com a questão, atrás apenas da Índia.
Já no Relatório do Varejo 2025, realizado pela companhia de tecnologia de pagamentos Adyen, apontam que 63% dos consumidores apontam que seriam mais leais a um varejista que demonstra um forte propósito social e/ou contribui para causas beneficentes; 24% deles gostaria de embalagens mais ecológicas e 57% estariam dispostos a pagar mais por um produto de origem ética.
O Crescimento do Consumo Sustentável no Brasil
E no que depender das projeções futuras, as práticas de responsabilidade socioambiental continuarão a apresentar boas oportunidades para o setor varejista. O estudo ‘O futuro do consumo sustentável no Brasil’, elaborado pela consultoria McKinsey e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima que o setor de produtos e serviços sustentáveis deve crescer 12% ao ano no Brasil até o final deste ano, representando um potencial de mais de R$500 bilhões.
A partir deste final de semana, o DIÁRIO DO PARÁ vai publicar um caderno especial com práticas de empresas voltadas para a sustentabilidade. A publicação será 100% digital e ocorrerá mensalmente. Boa leitura!