FÉRIAS DE JULHO

Vai pegar a BR-316? Veja a melhor hora para evitar engarrafamentos

As férias escolares de julho estão movimentando as estradas do Pará, e para garantir uma viagem mais segura para quem sai de Belém rumo a balneários

Vai pegar a BR-316? Veja a melhor hora para evitar engarrafamentos Vai pegar a BR-316? Veja a melhor hora para evitar engarrafamentos Vai pegar a BR-316? Veja a melhor hora para evitar engarrafamentos Vai pegar a BR-316? Veja a melhor hora para evitar engarrafamentos
As férias escolares de julho estão movimentando as estradas do Pará, e para garantir uma viagem mais segura para quem sai de Belém rumo a balneários
As férias escolares de julho estão movimentando as estradas do Pará, e para garantir uma viagem mais segura para quem sai de Belém rumo a balneários. Foto: Divulgação

As férias escolares de julho estão movimentando as estradas do Pará, e para garantir uma viagem mais segura para quem sai de Belém rumo a balneários, praias e cidades do interior, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) deu início, nesta sexta-feira (28), à Operação Verão 2025. A ação segue até 4 de agosto e terá foco especial no reforço da fiscalização e na prevenção de acidentes.

Mais de 300 agentes de fiscalização e 78 de educação para o trânsito estarão distribuídos em 50 municípios, realizando abordagens educativas, preventivas e repressivas. O objetivo é promover segurança viária, fluidez no trânsito e reduzir sinistros com vítimas — especialmente nas rotas mais procuradas neste período.


Fiscalização e Segurança Viária no Pará

Onde haverá fiscalização

As equipes estarão posicionadas em rodovias estaduais e nos principais pontos de entrada e saída da Região Metropolitana de Belém, com atenção especial ao trecho da BR-316 entre os quilômetros 1 e 18. Também haverá fiscalização em destinos turísticos como:

  • Mosqueiro
  • Salinópolis
  • Bragança
  • Marabá
  • Conceição do Araguaia
  • Santarém
  • Mocajuba
  • Abaetetuba

Essas regiões registram aumento no fluxo de veículos durante as férias e, por isso, recebem atenção especial do Detran e das forças de segurança.


Dicas para uma viagem segura

O Detran orienta os condutores a tomarem alguns cuidados importantes antes de pegar a estrada:

  • Faça a manutenção preventiva do veículo, incluindo freios, pneus, faróis e níveis de óleo e água
  • Mantenha a documentação do veículo e da CNH em dia
  • Use sempre o cinto de segurança
  • Evite o uso de celular ao volante
  • Não consuma álcool antes ou durante a condução

Em caso de pane, lembre-se de usar o triângulo de sinalização, especialmente em pistas movimentadas, para evitar riscos a outros motoristas.


Melhores horários para sair e voltar

Segundo Ivan Feitosa, coordenador de operações do Detran, o ideal é sair de Belém nas primeiras horas da manhã, de preferência antes das 7h, quando o trânsito ainda é mais tranquilo. O mesmo vale para o retorno, principalmente nos domingos.

A movimentação na BR-316 será acompanhada em tempo real pela Central de Operações Viárias “Sentinela”, que vai atuar junto aos agentes nas ruas para ajustar semáforos, orientar condutores e até realizar inversão de fluxos quando necessário, garantindo mais fluidez no tráfego.


Tolerância zero para infrações

Durante a operação, o Detran também vai intensificar ações da Lei Seca em cidades com maior volume de turistas, como Salinópolis. As fiscalizações serão reforçadas nas rodovias PA-124 e PA-444, além das praias do Atalaia e Farol Velho, especialmente nos horários de maré baixa.

Nas faixas de areia, outras ações visam coibir o uso de garrafas de vidro, linhas com cerol e a poluição sonora causada por veículos automotores.


Foco na prevenção

A Operação Verão 2025 tem como prioridade salvar vidas e evitar acidentes, sobretudo neste período em que muitas famílias viajam com crianças e adolescentes. A presença de agentes, o uso da tecnologia e o trabalho em conjunto com as demais forças de segurança visam proporcionar um trânsito mais seguro e consciente para todos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.