Cintia Magno
Item de apresentação obrigatória durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o documento de identidade pode ser obtido de forma mais ágil e gratuita por quem irá prestar o exame. A ação, promovida pela Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA), é voltada exclusivamente aos estudantes inscritos no Enem que não possuem o documento ou que precisam atualizá-lo. Os atendimentos ocorrerão nos últimos sábados de outubro.
Quem não pôde comparecer no primeiro dia da ação, realizado no último sábado (14), ainda poderá participar nos próximos dias 21 e 28 de outubro. De acordo com o diretor de Identificação Civil da Polícia Civil do Estado do Pará, Deivison Miranda, a intenção da iniciativa é facilitar o procedimento para os estudantes que estão inscritos no Enem 2023.
“Muitos tiveram seu documento identificação emitidos quando eram crianças e, conforme o tempo vai passando, a morfologia da face também tem uma grande facilidade de modificar, principalmente na transição da fase de criança para adolescente, então o intuito é proporcionar ao estudante que, no ato da realização da prova, ele possa ter uma melhor identificação, tanto da apresentação pessoal dele, quanto com o que está posto no seu documento de identificação”.
Além de Belém, o serviço será oferecido nos municípios de Altamira, Marabá, Santarém, Capanema e Abaetetuba.
“Não precisa fazer agendamento, basta apenas que o inscrito no ENEM se dirija até que um desses postos de identificação dos municípios citados, levando a documentação necessária, que é a certidão original de nascimento, de casamento ou divórcio e uma cópia, duas fotos 3×4, CPF e, nessa ação em específico, como ela é voltada para o Enem, a gente solicita que apresente o comprovante de inscrição no exame só para confirmar que realmente é para este fim”, explica o diretor de Identificação civil. “Todas as emissões realizadas nesta ação, em todos os municípios, serão sem custo nenhum para o usuário”.
A perspectiva da Polícia Civil é emitir, em média, 150 RGs por dia, em cada um dos municípios participantes da ação. Apenas em Capanema, a perspectiva é menor, de 100 RGs. No primeiro dia da ação, no sábado (14), o Posto Central de São Brás recebeu um grande fluxo de candidatos em busca da emissão ou atualização do RG. O jovem Assuerio Padilha, de 31 anos, está inscrito no Enem 2023 e não perdeu tempo em aproveitar a medida.
“Essa ação agilizou bastante as coisas para mim porque a minha identidade já é antiga e eu já passei por situações em que falaram que eu precisaria atualizar”, conta. “Eu sou de Santa Izabel e quando eu vi no Instagram do DOL que ia ter essa ação eu corri para agilizar os documentos e vir resolver isso. O fato de ser no sábado também é muito bom porque é um dia que eu não trabalho”.
O estudante João Paulo Mendonça, 19 anos, também aproveitou a ação para garantir a emissão da segunda via do RG. Com o documento em mãos, ele fica mais tranquilo para, nesta reta final, focar as atenções na preparação para a prova. “É muito bom porque dá mais agilidade, principalmente para quem é estudante e não tem muito tempo. Eu acho que foi uma iniciativa pró-ativa e que dá uma tranquilidade para quem vai fazer a prova”.
SERVIÇO
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não possuem o documento ou que precisam atualizá-lo podem procurar os Postos de Identificação da Polícia Civil nos dias 21 e 28 de outubro, em Belém, e nas cidades de Marabá, Santarém, Abaetetuba, Capanema e Altamira em período diferenciado. O atendimento será realizado sempre de 8h às 14h.
DOCUMENTOS
Para obter o RG, é necessário apresentar os seguintes documentos:
*Comprovante de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM 2023);
*Certidão de nascimento ou de casamento (cópia e original);
*2 fotos 3×4 recentes e iguais;
*Comprovante de residência;
*CPF.